Deputados vão a Brasília buscar recursos para Pronto-Socorro Regional



Os 55 deputados estaduais assinarão documento endereçado aos Ministérios da Educação, Saúde e Planejamento, solicitando a imediata autorização para abertura de concurso público para preenchimento de 318 vagas no Hospital Universitário de Santa Maria. A decisão unânime foi tomada hoje (20)durante reunião da Comissão de Saúde da Assembléia, liderada pelo médico e deputado José Farret (PPB). O parlamentar assegurou que o Legislativo também irá apoiar a execução da emenda aprovada ao Orçamento Geral da União que prevê a destinação de R$ 5 milhões à Universidade, dos quais R$ 2,5 milhões servirão para aquisição de equipamentos do Pronto Socorro Regional.

Segundo Farret, os parlamentares estarão na próxima semana em Brasília, visando a acelerar as tratativas com os órgãos federais. “O Hospital Universitário de Santa Maria é modelo em atendimento no Rio Grande do Sul. Vamos a Capital Federal exigir o preenchimento imediato dos cargos vagos, através de concurso público, o mais rápido possível”, ressaltou.

De acordo com a previsão do reitor Paulo Sarkis, o Hospital Universitário de Santa Maria poderá iniciar as atividades de ampliação do Pronto Socorro Regional entre meados e o final do próximo ano. Atualmente, o Pronto Socorro opera com uma capacidade de apenas 12 leitos. Com as futuras instalações, terá condições de colocar à disposição da população da região, 44 leitos para atendimento emergencial.

Participaram da audiência os deputados Eliseu Santos (PTB), presidente da Comissão, Germano Bonow (PFL), Cecilia Hypolito e Edson Portilho (PT), Mario Bernd (PPS), Jussara Cony (PCdoB) e Jorge Gobbi (PSDB). Estiveram presentes, ainda, os convidados: o secretário estadual substituto da Saúde, Gilberto Barichello; secretária municipal de Saúde de Santa Maria, Neomir Alcantara; coordenadora da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde de Santa Maria, Sueli Barrios; presidente do Conselho Regional de Saúde, Alfredo Lameira; presidente do Conselho Municipal de Saúde de Santa Maria, Rosa Maria Salaib Wolf; reitor da UFSM, Paulo Sarkis; representantes da Câmara Municipal de Santa Maria, vereadores Danier Avello, Magali Adriano e Gilson Souza; do Conselho Regional de Odontologia, Claudete Ivani Panizzi Nunes; do Conselho Regional de Enfermagem Hilde Van de Stroeten; presidente da Amrigs, Hilberto Corrêa de Almeida; e diretor-geral substituto do Hospital Universitário de Santa Maria, Larry Argenta.

03/20/2002


Artigos Relacionados


Deputados vão a Brasília buscar solução para emancipações

Estado libera recursos para modernização do pronto-socorro do Hospital Nardini

Saúde libera verba para readequação de pronto-socorro em São Paulo

Mão Santa anuncia compromisso de ministro para concluir pronto-socorro em Teresina

Comissão debate contratação de funcionários para Pronto-Socorro de Santa Maria

Gestão melhora atendimento em pronto-socorro