Desafio do governo é tirar mulheres da condição de pobreza e miséria, diz ministra



A ministra-chefe da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Iriny Lopes, disse nesta segunda-feira (12) que o desafio do governo federal é melhorar as condições de vida de mulheres para que superem a pobreza e a miséria. O assunto deve predominar nos debates da 3ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, que foi aberta no fim da tarde desta segunda-feira (12), em Brasília (DF).

“Vamos fazer um balanço [durante a conferência] e nós estamos buscando colocar o foco bem de acordo com o que é o eixo central do governo da presidenta Dilma [Rousseff], que é a autonomia econômica e financeira como forma de superação da miséria e da pobreza", disse.

A conferência, que ocorre no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, conta ainda com a presença dos ministros Gleisi Hoffmann (Casa Civil), Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência) e Tereza Campello (Desenvolvimento Social e Combate à Fome).

A ministra informou que o governo está determinado também a intensificar as ações de combate à violência contra mulheres. Segundo ela, uma das alternativas é atuar no desenvolvimento de políticas de formação de crianças e jovens para que tenham “nova postura” sobre o assunto.

“[Vamos investir nas] políticas de desenvolvimento da formação, tanto de adultos quanto das novas gerações, de uma nova postura e uma nova cultura de respeito, de reconhecimento e de não violência contra as mulheres”, disse Iriny Lopes.

De acordo com ela, a segunda ação do governo é incrementar as relações de parceria entre os órgãos do Executivo, do Judiciário e do Ministério Público. “Estamos procurando intensificar nossas relações com o Judiciário e o Ministérios Público no sentido de fazer com que a Lei Maria da Penha [que pune com rigor o responsável por agressões às mulheres] seja efetivada com mais rapidez porque ela é um instrumento poderoso de proteção de mulheres agredidas no País”.


Fonte:
Agência Brasil



12/12/2011 21:11


Artigos Relacionados


CAE vai debater com ministra diretrizes do governo na erradicação da miséria

MÉDICO ORTOMOLECULAR QUER TIRAR BRASILEIRO DA CONDIÇÃO DE "SUB-RAÇA"

Mantega diz que 2012 será ano de desafio para a economia, mas Brasil é o que tem melhor condição de enfrentar crise

Certidões de óbito e nascimento não mais trarão indicação de condição de pobreza

Programa pode tirar brasileiros da pobreza com ações concretas, diz Dilma

ALBERTO SILVA DEFENDE IDÉIA PARA TIRAR LAVRADOR DA POBREZA