Desafio do governo é unificar partidos da base aliada, afirma ministro das Relações Institucionais
O ano legislativo – que tem seu início oficial nesta terça-feira (2) – será marcado por votações importantes e imediatas e traz para o governo federal o grande desafio de unificar os partidos da base aliada. A avaliação foi feita pelo ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais(SRI) da Presidência da República, Luiz Sérgio de Oliveira, responsável pela coordenação política e pela interlocução com o Congresso Nacional.
O ministro considera que o cenário estabelecido no Congresso será favorável à aprovação de projetos importantes, uma vez que o governo faz parte de uma coalizão em que “os partidos da base aliada, que são maioria, trabalharão em unidade para dar governabilidade à presidenta Dilma Rousseff e permitir a continuidade do governo do presidente Lula”.
“Devemos unificar os partidos da base aliada para obtermos êxito nos pleitos. Este é nosso principal desafio nesse início da retomada das atividades legislativas. Estou bastante otimista com a agenda de trabalho do Congresso Nacional”, disse.
A respeito do primeiro mês à frente da SRI, o ministro Luiz Sérgio fez um balanço positivo e informou que percebeu “bastante receptividade” nos encontros que teve com parlamentares de diferentes estados e partidos, no sentido de construir uma articulação política que ofereça estabilidade e sustentabilidade à base do governo.
“Nosso desafio sempre será manter a base aliada unida em torno do projeto defendido pela presidenta Dilma (…). É um desafio assumir a Secretaria de Relações Institucionais. A nossa prioridade é manter a interlocução da União com os parlamentares, estados e municípios, o que significa responsabilidade, compromisso e dedicação”, completou.
Abertura dos trabalhos
A abertura dos trabalhos da 54ª legislatura do Congresso Nacional contará com a presença da presidenta Dilma Rousseff, que entregará pessoalmente a mensagem do Executivo ao Congresso Nacional, em cerimônia prevista para esta tarde, no Plenário Ulysses Guimarães, localizado na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF).
A leitura da mensagem presidencial é feita pelo primeiro-secretário da Mesa do Congresso. Em geral, o documento expõe a situação do País, indica os planos do governo e solicita providências para o ano que se inicia.
Durante a sessão de instalação da primeira sessão legislativa, além da presidenta Dilma, a Mesa será composta pelos presidentes do Congresso, José Sarney, e da Câmara dos Deputados, Marco Maia, e por um representante do Judiciário.
Fonte:
Blog do Planalto
24/02/2011 19:10
Artigos Relacionados
Governo tem novo ministro de Relações Institucionais
Ministro das Relações Institucionais nega que governo trabalhe pela manutenção do veto à Emenda 3
Gilvam elogia Roseana e apela para acordo entre partidos da base aliada
Simon recomenda firmeza a Dilma na escolha do novo ministro de Relações Institucionais
Governo deve negociar parcerias público-privadas com base aliada, diz Bezerra
Secretaria de Relações Institucionais nega que governo queira manter sigilo eterno de documentos oficiais