Simon recomenda firmeza a Dilma na escolha do novo ministro de Relações Institucionais




O senador Pedro Simon (PMDB-RS) recomendou firmeza à presidente da República, Dilma Rousseff, na escolha do ministro da Secretaria de Relações Institucionais, da mesma forma como agiu em relação à crise que envolveu o ex-ministro da Casa Civil, Antonio Palocci. O senador, em seu discurso desta sexta-feira (10), disse que Dilma deve escolher alguém de sua confiança e não considerar a disputa que está havendo nos bastidores pela ocupação da secretaria.

Ainda como exemplo de atuação firme, Simon destacou a posição da presidente quanto ao Ministério da Educação, ao suspender cartilha sobre homossexualismo para escolas públicas e a utilização de livros com erros. Essas decisões, avaliou Simon, demonstram que Dilma Rousseff tem um direcionamento a seguir em seu governo.

- Se o Palocci, se o ministro, se o chefão caiu, ninguém vai querer fazer ato de corrupção no governo da Dilma porque vai cair também. Ela deu o norte do governo dela, disse Pedro Simon, que acrescentou não considerar o nome de Ideli Salvatti o melhor para a secretaria.

Corrupção

Diferente de Dilma, afirmou Simon, o ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, não teve firmeza para encaminhar as crises enfrentadas em seu governo. Pedro Simon, que lembrou o escândalo de Waldomiro Diniz, no início do governo Lula, disse o ex-presidente não escutou os conselhos para, na ocasião, demitir o então ministro chefe da Casa Civil, José Dirceu. Para ele, como Lula não deu tal orientação ao seu governo, "espalhou-se a corrupção".

- O Brasil cresceu demais no governo Lula, mas ele podia, ele tinha condições de fazer, no campo da ética, no campo da dignidade, no campo da moral, uma grande atuação. O Lula foi o responsável pelo Brasil ser, hoje, isto que está aí: um país zero na questão da ética, zero na questão da moral, o país da impunidade - afirmou.



10/06/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Simon recomenda a Dilma firmeza no combate à corrupção

Governo tem novo ministro de Relações Institucionais

Pedro Simon destaca escolha de novo ministro do STF e julgamento do mensalão

Desafio do governo é unificar partidos da base aliada, afirma ministro das Relações Institucionais

Ministro das Relações Institucionais nega que governo trabalhe pela manutenção do veto à Emenda 3

Cláudio Vignatti é novo secretário-executivo de Relações Institucionais da Presidência da República