Desafio irá premiar desenvolvedores de aplicativos



Abrir os canais de colaboração com a sociedade brasileira para a melhoria e a ampliação das possibilidades de participação dos cidadãos por meio da Internet. Esse é o objetivo do 1º Desafio de Ideias para aplicativos do Participa.br, concurso que oferecerá prêmios às melhores propostas que contribuam para fomentar o ecossistema de participação mediada por internet e para o fortalecimento uma rede de inovação aberta.

O Participa.br é um projeto de comunidades em rede para participação social. Podem participar, por exemplo, desenvolvedores ou equipes que contem com profissionais da área de Tecnologia da Informação (TI). Os interessados devem enviar suas ideias até a próxima sexta-feira (6), por meio do link Desafio Participa

A ação é promovida pela Secretaria Geral da Presidência da República (SG-PR), por meio da Secretaria Nacional de Articulação Social (SNAS) e conta com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex) - organização da sociedade civil de interesse público (Oscip), vinculada à pasta.

A iniciativa está alinhada ao Programa Estratégico de Software e Serviços de Tecnologia da Informação (TI Maior), que tem um de seus eixos voltado para a questão da mobilidade e o desenvolvimento de aplicativos.

O diretor de Políticas em Tecnologia da Informação e Comunicação da Secretaria de Política de Informática (Sepin/MCTI), Rafael Moreira, explica que a ideia é desenvolver aplicativos com foco na participação social e pensar novas formas de interação do governo com a sociedade por meio das plataformas digitais.

 “A tentativa do ministério é casar a iniciativa capitaneada pela Secretaria Geral da Presidência, oferecendo plataformas, sugestões e apoio à comunidade de desenvolvedores de aplicativos e startups de tecnologia para que elas possam participar, prover e trazer ideias inovadoras para revolucionar as formas de participação social no país”.

Premiação

O MCTI e o Softex oferecerão premiações às melhores propostas apresentadas. O primeiro, segundo e terceiro colocados irão receber, respectivamente, os smartphones Samsung Galaxy S4, Samsung Galaxy Win DUOS e Samsung Galaxy Fame DUOS. Os prêmios serão entregues durante participação na 12ª Oficina para Inclusão Digital e Participação Social.

“Trata-se de um projeto inédito, que combina tecnologia e comunicação móvel de modo a permitir que o cidadão e as comunidades possam ter um papel mais atuante na definição das políticas públicas brasileiras”, observa o presidente da Softex, Ruben Delgado. “Esse ecossistema democrático não apenas possibilitará a aproximação desses dois protagonistas, mas também a geração de resultados práticos”.

O evento acontecerá entre os dias 11 e 13 de dezembro, no Hotel Nacional, em Brasília, onde os participantes farão a apresentação de suas ideias para o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, e demais autoridades presentes.

Fonte:
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação



05/12/2013 16:33


Artigos Relacionados


Idealizadores de aplicativos cidadãos são premiados

Aprovados mais de 200 aplicativos nacionais para smartphones

Smartphones produzidos no Brasil já devem vir com aplicativos instalados

Cultura anuncia edital com oportunidades em jogos digitais e aplicativos

Ministério da Justiça premia aplicativos sobre segurança rodoviária

Jogos e aplicativos adquiridos pela internet terão classificação indicativa