Idealizadores de aplicativos cidadãos são premiados



Os três vencedores do 1º Desafio de Ideias para aplicativos do Participa.br foram anunciados nesta sexta-feira (13), em Brasília, em cerimônia de premiação na 12ª Oficina para Inclusão Digital e Participação Social. Os ganhadores receberam smartphones e entradas para o 15º Fórum Internacional de Software Livre (Fisl 15), no ano que vem.

O aplicativo Políticos Futebol Clube foi contemplado em primeiro lugar. A ferramenta transpõe para o universo dos games (jogos eletrônicos) os processos políticos baseados nas atividades dos parlamentares da Câmara dos Deputados, de forma a aumentar o conhecimento das atividades do Legislativo por parte dos cidadãos. Cada pessoa pode criar um campeonato brasileiro, em que o jogador monta o “seu partido” (ou seu time) com deputados.

O vice-presidente executivo da Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex), Marcos Mandacaru, saudou a iniciativa do prêmio, que promove a abertura de canais de colaboração para a melhoria e a ampliação das possibilidades de participação social por meio da internet.

Ele destacou que aplicativos como o vencedor desta edição colaboram para direcionar melhor os investimentos do poder público, fazendo com que o governo ofereça uma gestão mais participativa e que a população conheça melhor as políticas públicas. “É um mecanismo de controle da sociedade para que ela possa conhecer melhor os políticos”, disse.

A Softex é uma organização da sociedade civil de interesse público (Oscip), Designada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) para gerir o Programa para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Programa Softex).

O Desafio de Ideias é promovido pela Secretaria-Geral da Presidência da República (SG-PR), por meio da Secretaria Nacional de Articulação Social (SNAS), com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Uma das metas do projeto é fortalecer uma rede de inovação em torno do Participa.br.

Para o especialista em gestão Pedro Menezes, da Secretaria de Política de Informática (Sepin) do MCTI, a iniciativa contribui para estreitar os laços entre o governo e a população. “Fomentar as iniciativas de participação social é aproximar o governo da sociedade”, disse. Entre as atribuições do ministério, Menezes falou da promoção da inclusão digital no país. “O desafio é desenvolver uma cadeia de softwares e preparar a população para formação tecnológica e o empreendedorismo, para que consigam produzir nesse setor e fortalecer o setor no País”.

Saúde e cotidiano urbano

O projeto que ficou em segundo, Auditoria Cívica na Saúde, analisará os indicadores do Programa Saúde da Família, do governo federal, notificando as autoridades sobre melhoras ou pioras. Será alimentado pela sociedade civil.

Premiado em terceiro lugar com o aplicativo Diapha, o empresário Hugo Giallanza avalia que esse reconhecimento é uma oportunidade de ser visto e ter o trabalho divulgado. “Eu vejo como uma forma de chancelar o meu produto e poder apresentá-lo para a iniciativa privada e para o governo”, afirmou.

O Diapha funciona como uma ouvidoria colaborativa. O aplicativo gratuito mapeia os problemas da comunidade levando os cidadãos a utilizarem o celular para evidenciar os problemas encontrados no dia a dia. A ferramenta gera um ranking e monitora as ações da prefeitura. “Você pode acompanhar o andamento da resolução dos problemas pelo aplicativo, se o mapa está verde significa que o problema foi resolvido e o administrador é eficiente, se estiver vermelho é porque o problema ainda não foi resolvido”, explicou.

Sobre o Participa.br

O Participa.br é um projeto de comunidades em rede para participação social. Promove escuta e diálogo entre o governo federal e a sociedade civil, desenvolvendo práticas participativas inovadoras pela internet com o objetivo de construir políticas públicas mais eficazes e efetivas.

Fonte:
Ministério de Ciência e Tecnologia



13/12/2013 16:57


Artigos Relacionados


CE recebe idealizadores do 1º Encontro Nacional dos Clubes de Choro

Desafio irá premiar desenvolvedores de aplicativos

Aprovados mais de 200 aplicativos nacionais para smartphones

Smartphones produzidos no Brasil já devem vir com aplicativos instalados

Cultura anuncia edital com oportunidades em jogos digitais e aplicativos

Ministério da Justiça premia aplicativos sobre segurança rodoviária