Desenvolvimento: Rede Social São Paulo mobiliza municípios da Região Metropolitana



Foi o primeiro passo para a formação dos comitês de parceiros regionais de mobilização da Rede Social São Paulo

Cerca de 50 representantes dos conselhos tutelares, secretárias de assistência social, educação e organização não governamentais da área da criança e do adolescente das regiões de Taboão da Serra, Santo André, Guarulhos e Osasco participaram do primeiro encontro de mobilização para expandir a Rede Social São Paulo a 231 municípios.

O encontro realizado na manhã da segunda-feira (12) na UNIFAI, região da Vila Mariana, foi o primeiro passo para a formação dos comitês de parceiros regionais de mobilização da Rede Social São Paulo. Os participantes foram convidados a identificar agentes dos sistemas de garantias dos direitos da criança e do adolescente nos 32 municípios da região metropolitana da Capital com quem têm relacionamento. Esses indicados podem ser os prefeitos, secretários, promotores, conselheiros, entre outros responsáveis por garantir o cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente nos municípios. Eles serão convidados pela Rede Social para as jornadas de sensibilização e capacitação que acontecem entre os dias 29 de junho a 07 de julho, nas quatro regiões representadas.

Willians Valentini, coordenador do processo de expansão da Rede Social São Paulo falou da importância da escolha de cada uma das pessoas presentes nas indicações e o contato com autoridades que compõem o sistema social nos municípios. “Juízes, promotores, delegados, professores e diretores de escolas, todos essas pessoas deverão estar lado a lado nos encontros regionais para diagnosticarem os problemas de seus municípios em relação à criança e ao adolescente. E vocês são as melhores pessoas para esse contato”, explicou. A Rede Social se encarregará de levantar os contatos nas cidades onde não apareceram indicações: Cotia, São Caetano, Embu, Atibaia, Itapevi, Bragança Paulista e Rio Grande da Serra.

“Muito legal! Esse projeto irá enriquecer muito o meu trabalho”, garantiu Eliana Michelucca, pedagoga e coordenadora do projeto Brincar e Arte, que atende crianças de 04 a 13 anos em Cajamar. Ela levou adesivos para colocar na agenda, lembrando o compromisso de reforçar o convite aos nomes que indicou de sua cidade.

A Rede Social São Paulo, composta por mais de cem integrantes entre institutos, fundações, ONGs, empresas, secretarias de governo foi instituída em 2003. Essa parceria entre o primeiro, segundo e terceiro setor visa uma eficiência maior nas ações sociais, especialmente das voltadas a crianças e adolescentes.

As regiões de Sorocaba, Santos e Mogi das Cruzes, primeiros municípios a participar desses encontros no projeto piloto da Rede Social São Paulo, já apresentaram resultados positivos.

Assessoria de imprensa da Sec

06/14/2006


Artigos Relacionados


Assistência e Desenvolvimento: Rede Social São Paulo mobiliza municípios da Região Metropolitana

Desenvolvimento Social: Projeto Envolver mobiliza integrantes da Rede Social São Paulo

Desenvolvimento: Rede Social São Paulo mobilizará lideranças da região de Campinas

Desenvolvimento: Rede Social São Paulo mobilizará lideranças sociais da região de Campinas

CPTM interliga 22 municípios da Região Metropolitana de São Paulo

CPTM interliga 22 municípios da Região Metropolitana de São Paulo