Desenvolvimento: Rede Social São Paulo mobilizará lideranças sociais da região de Campinas



A intenção da Rede é buscar formas eficazes de implementar o Estatuto da Criança e do Adolescente em todo o Estado

A Rede Social São Paulo realiza um grande encontro com lideranças sociais de toda a região de Campinas, nesta quinta-feira, 27 de julho, na Associação Comercial e Industria.

O objetivo da Rede é buscar formas eficazes de implementar o Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA em todo o Estado e assim, fortalecer o sistema de garantias dos direitos da criança e do adolescente, proporcionando proteção integral à infância e à juventude.

Esse encontro será dirigido a autoridades, lideranças governamentais e empresariais, além de dirigentes de organizações não-governamentais, comprometidos com a causa da infância e da juventude na região. Tem a intenção de fazer com que esses líderes assumam o compromisso de sensibilizar e mobilizar conselheiros tutelares e de direitos, educadores, autoridades e lideranças políticas, juízes e promotores da infância, empresários, policiais, entre outros agentes sociais, para que eles trabalhem juntos, em rede, na defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes.

Embora o ECA seja uma das leis mais modernas e avançadas em todo o mundo, nem sempre há sintonia no trabalho das pessoas responsáveis pela proteção integral das crianças e adolescentes. Por falta de uma unidade de ação, às vezes, processos ou decisões a serem encaminhadas demoram muito mais tempo do que o necessário, ou não chegam a resultados considerados satisfatórios.

Desta forma, a Rede Social São Paulo, uma parceria entre empresários, entidades sem fins lucrativos e governo, utiliza uma metodologia do Unicef que promove o conhecimento e o reconhecimento dos agentes sociais como parte de um único sistema. O método permite ainda que eles identifiquem problemas enfrentados pelas crianças e adolescentes de suas comunidades, proponham soluções e construam um plano de ação condizente com o diagnóstico.

A Rede Social São Paulo foi criada em março de 2003 com articulação da Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social - Seads. No ano passado realizou um piloto em 48 municípios nas regiões de Mogi das Cruzes, Santos e Sorocaba, com resultados positivos. Desde junho, a Rede Social iniciou sua fase de expansão e passará a atuar em 231 municípios do Estado, incluindo a capital. Além deste encontro de mobilização, Campinas sediará mais duas reuniões de trabalho nos 18 e 19 de agosto, com a participação de agentes sociais de toda a região.

Dia: 27/07/2006 Horário: 09h30 às 12h30 Local: Associação Comercial e Industrial de Campinas Endereço:

07/26/2006


Artigos Relacionados


Desenvolvimento: Rede Social São Paulo mobilizará lideranças da região de Campinas

Desenvolvimento: Rede Social São Paulo mobiliza municípios da Região Metropolitana

Assistência e Desenvolvimento: Rede Social São Paulo mobiliza municípios da Região Metropolitana

Desenvolvimento Social: Projeto Envolver mobiliza integrantes da Rede Social São Paulo

Assist. Social: Rede Social amplia sua mobilização com apoio de lideranças da Capital

Desenvolvimento Social: Acessa São Paulo da SEADS é opção de internet grátis na região da Paulista