Desenvolvimento Social: Programa de Educação para o Trabalho forma 109 jovens em sua segunda turma
Os cinco melhores alunos do curso estagiarão durante seis meses em empresas parceiras da Seads na iniciativa
Autoridades, familiares e amigos lotaram o Ginásio de Esportes do Parque Estadual Fontes do Ipiranga, na região do Jabaquara, no dia 11, para prestigiar a formatura da segunda turma que concluiu o curso do Programa de Educação para o Trabalho. Resultado da parceria entre a Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social (Seads), Coca-Cola/FEMSA e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), o programa entregou certificado a 109 jovens de 15 a 24 anos. A primeira turma formou-se no mês de setembro e um novo grupo, com 150 alunos, iniciou as aulas neste semestre.
“Os jovens precisam de incentivo e oportunidades”, diz Arícia Aparecida Gouveia Dias, faxineira em uma escola e mãe de cinco filhos. Dois deles estavam se formando: Rodolfo, de 16 anos, e Tâmara, de 15, ambos alunos do ensino médio da rede pública. “Não tenho nenhum estudo. Não sei falar direito e muito menos me arrumar, por isso não posso ensinar essas coisas para meus filhos. Aqui eles mudaram o comportamento. Aprenderam como se vestir para trabalhar, como falar e como se comportar diante das pessoas”, diz Arícia, orgulhosa, posando para fotos ao lado dos filhos formandos.
O jovem pai de família Daniel, 18 anos, teve apoio da companheira Luciana, da mesma idade, que levou o bebê Caíque de dois meses para prestigiar a formatura do pai. O casal está desempregado e esse curso foi uma oportunidade para que Daniel melhore seus conhecimentos e possa ter mais oportunidades. Durante o curso, estagiou na Livraria Saraiva, onde, segundo Luciana, conseguiu melhorar o desempenho profissional.
Os alunos receberam os certificados das mãos dos representantes dos parceiros do programa. O presidente da Coca-Cola/FEMSA da América Latina, Ernesto Silva, lembrou emocionado das dificuldades que teve quando era estudante, pois seu pai não tinha dinheiro para pagar a passagem do ônibus até a escola. “Com todas as dificuldades, terminei o ensino fundamental, já trabalhando. Fiz faculdade e hoje, após 33 anos de trabalho, sou o presidente da empresa”, relatou Silva, muito aplaudido.
Rede Social
Durante o evento foram anunciados os cinco melhores alunos do curso, que irão estagiar durante seis meses na Coca-Cola. Com salário de R$ 350 mensais, os cinco premiados cumprirão jornada diária de seis horas de trabalho, com direito a vale-refeição, vale-transporte e assistência médica. Além da Coca-Cola, outras 20 empresas oferecem estágios aos alunos no último mês do curso. Entre elas, a rede de hipermercados Wall Mart, lojas Renner, Hilton Hotel, rede de hotéis Mercure e Lojas C&A.
“Crescer e cada vez mais aprender”, comemorava, ainda emocionado, Alan Bastos de Jesus, um dos escolhidos para o estágio. Com 17 anos e aluno da 3ª série do ensino médio, faz planos para carreira na empresa. Mora no município de Mauá, de onde se deslocava todo dia até o Jabaquara, para freqüentar o ensino.
A Seads e a Coca Cola integram a Rede Social São Paulo, instituída em março de 2003 pelo governo do Estado, que reúne mais de 50 fundações empresariais, institutos e associações. O objetivo da rede é integrar e articular ações para o desenvolvimento social na área da infância e da juventude, evitando a fragmentação, superposição e pulverização das ações governamentais, de empresas e ONGs.
Nessa parceria, a Seads cede o espaço para as aulas e cadastra os alunos no Ação Jovem, programa que beneficia estudantes com bolsa-auxílio de R$ 60 por mês. A Coca-Cola é responsável pela infra-estrutura, custeio e administração geral da ação, além de abrir vagas para estágio na empresa. O Senac realiza a capacitação técnica de todas as turmas.
Da Assessoria de
04/25/2006
Artigos Relacionados
Programa de capacitação do Fundo Social forma mais uma turma
Programa de educação terá primeira turma com jovens do Crédito Fundiário
Nossa Caixa forma nova turma de 26 jovens aprendizes
Turma do Frente de Trabalho se forma em Juquitiba
Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho forma mais uma turma de empreendedores
Programa de Proteção de Jovens forma 150 jovens em São Bernardo do Campo (SP)