Design Export já atendeu 100 empresas



O programa Design Export já sensibilizou 100 empresas brasileiras com os conceitos de design e inovação em 2013. Destas, 59 já foram diagnosticadas quanto ao uso do design em seis diferentes estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Realizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e pelo Centro Brasil Design, o Design Export é um programa inédito que apoia empresas brasileiras no desenvolvimento de produtos inovadores e com design diferenciado voltados à exportação.

O objetivo é levar para a indústria nacional uma metodologia simples, didática e objetiva que orienta a empresa a inserir a inovação como parte do processo de desenvolvimento de novos produtos, utilizando o design como uma das ferramentas.

O programa já conta com 86 empresas cadastradas e 93 escritórios de design capacitados para o atendimento delas. Com a orientação de quatro consultores que acompanham todas as etapas do projeto, os empresários têm acesso também a um site que contém ferramentas de gestão e atendimento online.

A meta é criar 70 inovações em produtos e serviços até 2015. A iniciativa serve como uma ponte entre os empresários e os profissionais do design.

As empresas participantes recebem apoio para identificar os escritórios de design mais adequados às suas necessidades e têm acesso a um recurso de R$ 18 mil para a contratação do serviço. O programa também prevê a capacitação das empresas, por meio da realização de palestras sobre conceitos de design e inovação.

O programa faz parte das iniciativas da Apex-Brasil destinadas a estimular as empresas brasileiras a investirem na inovação, no design e na sustentabilidade para aumentar a competitividade de seus produtos. 

“A Agência trabalha para que as empresas brasileiras desenvolvam seus produtos e serviços, por meio da agregação de valor e da incorporação do design e da inovação. Para nós, essas são ferramentas essenciais para a diferenciação no mercado internacional”, afirma Mauricio Borges, presidente da Apex-Brasil.

A diretora executiva do Centro Brasil Design, Letícia Castro Gaziri, explica que a organização tem um histórico de resultados positivos aplicando uma metodologia própria em programas de estímulo ao design. 

“Nossa meta é ajudar no desenvolvimento da inovação e orientar as empresas a utilizarem o design como ferramenta estratégica para os negócios. O propósito maior de um programa de design para o Brasil é o entendimento de que nosso país precisa vender para o mundo o que ele tem de mais valoroso: sua cultura, pluralidade, diversidade e criatividade”, afirma Letícia.

Além das ações de capacitação e consultoria, as empresas participantes têm benefícios indiretos, como a divulgação de seus cases na mídia, maior visibilidade e a oportunidade de participar de um grupo seleto de empresas inovadoras.

O primeiro produto já foi lançado em setembro – o EVO, um kit instrumental destinado à cirurgia odontológica, que possui todas as ferramentas necessárias para auxiliar o cirurgião dentista no processo de implantodontia e outros procedimentos. O produto é da empresa paranaense Signo Vinces, que escolheu o escritório de design Dangelo Di.

O Design Export é direcionado, nesta primeira edição, às seguintes associações setoriais parceiras da Apex-Brasil em projetos de promoção de exportações: ABEMEL, ABICALÇADOS, ABILUX, ABIMAQ, ABIMO, ABIMÓVEL, ABINPET, ABIT e SINDMÓVEIS. O programa já foi apresentado a todas elas, que, em sua maioria, estão situadas nas regiões Sul e Sudeste.

Fonte:
Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos 



13/12/2013 18:50


Artigos Relacionados


Alckmin participa da abertura da 10ª Edição do Santos Export

Serra participa da abertura do Fórum Santos Export 2008

Crédito estudantil já atendeu 760 mil estudantes

Ligue 132 atendeu mais de 16 mil pessoas em 2013

Hospital de campanha da Aeronáutica já atendeu 881 pessoas

Time do Emprego atendeu 5,6 mil pessoas em 2012