Destinos turísticos brasileiros inspiram roteiros de final de ano
O Brasil tem roteiros que podem servir de inspiração para os planos de 2014. Mas mais do que ajudar na lista de promessas para o ano que vem, os destinos incentivam a dar o primeiro passo para dias melhores: tirar do papel um projeto de voluntariado, aprender a tocar um instrumento musical, ler mais e escrever poesias, se dedicar de verdade a algum esporte.
Santa Catarina
Mais de 70 mil pessoas visitam, mensalmente, o complexo religioso em homenagem a Santa Paulina, em Nova Trento (SC), uma das cidades incluídas no Mapa da Regionalização do Ministério do Turismo. Desde pequena, Paulina era comprometida com o cuidado das minorias e cresceu deixando uma mensagem de amor ao próximo pelos lugares onde passou. Brasileiros e estrangeiros seguidores do turismo religioso podem conhecer mais sobre a vida e a obra da religiosa no santuário que fica a 85 km de Florianópolis. Diferente da maioria dos espaços de culto à crença no país, o local é um parque ecológico onde o visitante pode passear, meditar e contemplar a natureza. De acordo com estimativas do Departamento de Estudos e Pesquisas do Ministério do Turismo, existem pelo menos 15 milhões de viajantes interessados em destinos religiosos no Brasil.
Pernambuco
Quem busca entusiasmo para começar a tocar um instrumento, tem em Pernambuco uma das fontes de arte, poesia e musicalidade mais originais do país. O maior representante do xote do Brasil, Luiz Gonzaga do Nascimento, nasceu em Exu, um dos destinos do novo Mapa do Turismo do MTur. Conhecido como o “Rei do Baião”, deixou um legado único por suas composições, onde atributos como a valorização da cultura nacional ganharam grande destaque. A capital pernambucana, Recife, também guarda uma pérola da história do sanfoneiro: o Memorial Luiz Gonzaga, mantido pela prefeitura municipal em homenagem a este importante nome da música popular nordestina. No espaço, as obras podem ser conferidas de perto pelos turistas – desde antigos LPs aos últimos arranjos.
Goiás
A sensibilidade de Cora Coralina desperta até corações de pedra. A poetisa brasileira de coração afável viveu longe dos centros urbanos, na Cidade do Goiás, onde produziu uma obra que é o exemplar vivo de todo o seu poder criativo. O pacato município, que está no novo Mapa turístico oficial do MTur, oferece uma viagem no tempo sobre a história de Cora: é possível conhecer lá, por exemplo, a casa onde ela morou até o fim da vida. O turismo da região é marcado pela herança cultural da escritora, que inspira eventos, shows, desfiles e encontros de artistas até hoje. Doceira de profissão, a riqueza literária do trabalho de Cora Coralina está em desvendar, com extrema nobreza literária, a simplicidade, os costumes e os sentimentos da vida no interior.
São Paulo
Turistas que querem programar o roteiro motivados pela afinidade com o futebol, vão fazer um “golaço” se organizarem um passeio a Santos (SP). A cidade natal de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, reúne importantes ícones da história do craque que superou obstáculos sociais e tornou-se o maior ídolo do futebol mundial. Não é à toa que até hoje ele inspira pequenos e grandes jogadores, amadores e profissionais, que sonham em seguir a mesma carreira. Com a chegada da Copa do Mundo, em 12 de junho próximo, o destino vai ganhar também o museu que leva o nome do astro do esporte. O museu apresentará uma importante coleção de objetos de Pelé, que, combinados com tecnologia interativa, darão ao turista a chance de relembrar as grandes ‘façanhas’ esportivas do jogador. O museu tem apoio de R$ 9,8 milhões do Ministério do Turismo.
Fonte:
Ministério do Turismo
21/12/2013 15:39
Artigos Relacionados
Destinos turísticos brasileiros ganham vídeos promocionais com visualização em 360º
Secretaria divulga roteiros turísticos no Estado
SP expõe destinos turísticos em evento nacional
Cachoeiras tornam destinos turísticos mais atraentes
MTur premia boas práticas de destinos turísticos
Destinos turísticos celebram a influência negra no País