SP expõe destinos turísticos em evento nacional
Secretaria convidou o grupo Ryubu Daiko de Taiko (tambores japoneses) para animar o ritmo do evento, na área de artes
Aproxima-se o dia em que se reunirão todos os destinos turísticos do Brasil em um único espaço, é o Salão do Turismo Roteiros do Brasil que, de 18 a 22 de junho, ficará aberto ao público no Pavilhão de Exposições do Anhembi, Zona Norte da Capital.
O evento traz, além de destinos turísticos, atrações culturais de cada Estado. No espaço São Paulo, a Vitrine Brasil é formada por gastronomia, manifestações culturais e artesanato. Neste último a Secretaria de Esporte Lazer e Turismo de São Paulo – Selt, em parceria com a Sutaco (Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades), mostrará a Casa São Paulo, onde Norma Tamaoki, conhecido nome do artesanato paulista, ensina pintura em cerâmica, uma herança dos Incas, no espaço Saber Fazerüh.
O espaço também traz outros nomes do artesanato, como Cleide de Fátima Toledo, que trabalha com Palha de Tabôa e Sisal; Maria Clara Fragoso, que realiza um resgate da memória arquitetônica com esculturas históricas, peças sacras e outros; e Denys Toquetti, de Bertioga, que faz cestos, chapéus e arranjos em palha de coqueiro uma arte da cultura indígena Pataxó.
Nas manifestações artísticas a Selt, lembrando do Centenário da Imigração Japonesa, convidou o grupo Ryubu Daiko de Taiko (tambores japoneses) para animar o ritmo do evento. O grupo, formado por mais de 40 crianças entre sete e 18 anos de idade, nasceu em 2002 nas festividades do "Bom Odori", realizada anualmente pela cidade paulista de Ibiúna e, em março deste ano, foi ao Japão para tocar a música "Daí Shizen" (Grandiosa Natureza) de autoria própria, com a qual se tornou Campeã Brasileira de Taiko, junto às melhores equipes daquele país.
Na sessão de gastronomia nada mais paulista do que o brigadeiro, doce feito apenas com leite condensado, achocolatado em pó e manteiga, quitute sempre presente nas festas de aniversário. Conta a história que ele foi criado em uma festa no bairro Pacaembu, da capital paulista, em homenagem ao Brigadeiro Eduardo Gomes, durante sua candidatura a presidência da república. Também haverá muita pizza, prato trazido pelos imigrantes italianos por volta de 1880 e que foi muito bem incorporado pela cultura gastronômica paulista. De acordo com a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) existem 6.000 pizzarias na capital paulista que vendem 43 milhões de pizzas por mês.
Mas o prato principal do Salão de Turismo este ano será a Feira de Roteiros. São Paulo, em parceria com o SEBRAE (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo), vai apresentar 18 produtos turísticos, desenvolvidos no programa de regionalização de São Paulo, entre eles o Circuito das Águas Paulista SEBRAE (Águas de Lindóia, Amparo, Jaguariúna, Lindóia, Monte Alegre do Sul, Pedreira, Serra Negra e Socorro), Circuito Cavernas da Mata Atlântica (Apiaí, Barra do Turvo, Eldorado e Iporanga), Circuito Costa da Mata Atlântica (Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaem, Mongaguá, Praia Grande, Peruíbe, Santos e São Vicente), Circuito Litoral Norte Paulista (Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba), Circuito das Frutas - SEBRAE (Atibaia, Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Morungaba, Valinhos e Vinhedo), Circuito de Aventura & Lazer (Apiaí, Buri, Capão Bonito, Guapiara, Ribeirão Grande, São Miguel Arcanjo e Campina do Monte Alegre), Circuito da Mantiqueira - SEBRAE (Campos do Jordão, Monteiro Lobato, Pindamonhangaba, Piquete, Santo Antônio do Pinhal, São Bento do Sapucaí, São José dos Campos), Roteiro Turístico Religioso- SEBRAE (Aparecida, Cachoeira Paulista e Guaratinguetá).
Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo
C.C.
06/13/2008
Artigos Relacionados
Cachoeiras tornam destinos turísticos mais atraentes
Destinos turísticos brasileiros inspiram roteiros de final de ano
MTur premia boas práticas de destinos turísticos
Destinos turísticos celebram a influência negra no País
Brasil promove destinos turísticos nacionais na América do Norte
Destinos turísticos brasileiros ganham vídeos promocionais com visualização em 360º