Dez anos do Bolsa Família é lembrado por Dilma
As comemorações de uma década do Programa Bolsa Família ganharam espaço nas redes sociais neste domingo (27). A presidenta Dilma Rousseff, por meio de sua conta no Twitter (@dilmabr), fez menção aos 10 anos do programa. Em seu perfil, Dilma destacou que o programa do governo federal “permitiu que 36 milhões de brasileiras e de brasileiros saíssem da miséria”. Para a presidenta, “não basta o PIB crescer, não basta a economia crescer, tem de crescer para todo mundo”, tuitou.
Dilma também lembrou o aniversário do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Hoje é o aniversário do grande brasileiro e amigo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O aniversário de Lula coincide com o aniversário do maior programa de inclusão social da história, o Bolsa Família”, disse.
O Programa Bolsa Família (PBF) foi responsável por 28% da queda da extrema pobreza na última década, segundo dados do estudo Efeitos macroeconômicos, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). De acordo com os dados apresentados, entre 2002 e 2012, a proporção de brasileiros vivendo com menos de R$ 70 (a preços de 2011, corrigidos pela inflação ao longo da série) caiu de 8,8% para 3,6%. Sem a renda do PBF, a taxa de extrema pobreza em 2012 seria 4,9%, ou seja, 36% maior que a observada com o programa.
Comparado a outras transferências públicas, o PBF é o que reduz a desigualdade e a pobreza ao menor custo. Cada real adicional gasto no Bolsa Família impacta a desigualdade 369% e 86% mais que na previdência social em geral e no Benefício de Prestação Continuada (BPC), respectivamente. Assim, o programa tem o mérito de gerar grandes efeitos custando apenas 0,5% do PIB.
Bolsa Família
O Programa Bolsa Família (PBF) é um programa de transferência direta de renda que beneficia famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza em todo o País. O Bolsa Família integra o Plano Brasil Sem Miséria (BSM) e está baseado na garantia de renda, inclusão produtiva e no acesso aos serviços públicos.
O Bolsa Família possui três eixos principais focados na transferência de renda, condicionalidades e ações e programas complementares. A transferência de renda promove o alívio imediato da pobreza. As condicionalidades reforçam o acesso a direitos sociais básicos nas áreas de educação, saúde e assistência social. Já as ações e programas complementares objetivam o desenvolvimento das famílias, de modo que os beneficiários consigam superar a situação de vulnerabilidade.
O Programa atende mais de 13 milhões de famílias em todo território nacional de acordo com o perfil e tipos de benefícios: o básico, o variável, o variável vinculado ao adolescente (BVJ), o variável gestante (BVG) e o variável nutriz (BVN) e o Benefício para Superação da Extrema Pobreza (BSP). Os valores dos benefícios pagos pelo PBF variam de acordo com as características de cada família, considerando a renda mensal da família por pessoa, o número de crianças e adolescentes de até 17 anos, de gestantes, nutrizes e de componentes da família.
Fonte:
Portal Brasil com informações do IPEA
27/10/2013 12:15
Artigos Relacionados
Dilma destaca comemoração dos 10 anos do Bolsa Família
Dilma fala em reajuste maior para o mínimo e Bolsa Família
Dilma anuncia marca de 1 milhão de cadastrados do Bolsa Família matriculados no Pronatec
Dez anos de Bolsa Família são comemorados com debates
Ceará comemora 10 anos do Bolsa Família com seminário
Governo federal celebra 10 anos do Bolsa Família