Ceará comemora 10 anos do Bolsa Família com seminário



Cerca de 1,4 mil pessoas, entre beneficiários do Bolsa Família, trabalhadores e gestores municipais de Assistência Social do Ceará, participaram nesta terça-feira (19), em Fortaleza, do seminário Intersetorialidade em Foco - 10 Anos Bolsa Família. O evento comemorativo ao aniversário de uma década do programa teve a participação de representantes do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

Ao fazer um balanço dos efeitos do Bolsa Família na saúde e na educação dos beneficiários, a assessora da Secretaria de Renda de Cidadania do MDS, Solange Teixeira, afirmou que o maior desafio enfrentado ao longo dos 10 anos do programa foi a superação dos mitos alimentados por segmentos contrários à política de transferência de renda.

Entre eles, o chamado efeito preguiça. “Beneficiários do Bolsa Família participam muito do mercado de trabalho. Mais de 70% daqueles com idade superior a 16 anos trabalham. Além disso, diversas pesquisas mostram que o programa não desestimula a participação no mercado do trabalho”, afirmou.

O coordenador-geral de Acompanhamento de Condicionalidades do MDS, Marcos Maia, participou da mesa redonda O Programa Bolsa Família: Impacto na Política da Saúde e Educação. “O Bolsa tem um impacto muito grande no Norte e principalmente no Nordeste, onde as taxas sociais mostram uma considerável diminuição na pobreza”, disse.

Estudos diversos têm demonstrado que os estudantes atendidos pelo programa têm menor taxa de abandono escolar e alcançam desempenho equivalente ao dos alunos que não recebem Bolsa Família. Na saúde, um dos impactos mais notáveis foi a contribuição da transferência de renda para a redução da mortalidade infantil no país.

Impacto local

No Ceará, quase 1,1 milhão de famílias são atendidas atualmente pelo Bolsa Família. Em 2003, eram 395,2 mil. O secretário adjunto de Trabalho e Desenvolvimento Social do Ceará, Júlio Brizi Neto, ressaltou que o maior desafio no estado é a inclusão de beneficiários no Pronatec. Ele anunciou uma parceria com a Secretaria Estadual de Educação para ampliar a participação de beneficiários do Bolsa Família nos cursos de qualificação profissional.

A beneficiária Maria Valderez Rodrigues, moradora do município de Guaraciaba do Norte e mãe de 13 filhos, conta que manteve as crianças na escola com a ajuda do Bolsa Família e comemora a entrada da filha de 17 anos em um curso técnico de finanças. “Sou pobre e participo do programa desde 2004. Graças ao dinheirinho que entrou, minha filha está no final do curso”, disse.

Fonte:

Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome



20/11/2013 10:01


Artigos Relacionados


Humberto Costa comemora dez anos do Bolsa-Família

Suplicy comemora dez anos do lançamento do programa Bolsa Família

Wellington Dias comemora dez anos do programa Bolsa Família

Augusto Botelho comemora quatro anos do Bolsa-Família

Augusto Botelho comemora quatro anos do Bolsa Família

Wellington Dias comemora sucesso do Bolsa-Família