Dia do Administrador é celebrado em sessão especial




Comemorado oficialmente no dia 9 de setembro, o Dia do Administrador foi celebrado nesta segunda-feira (26) no Plenário do Senado, em sessão especial, que contou com a presença de professores, diretores e estudantes de várias faculdades de Administração, além de representantes da categoria.

Autor do requerimento de realização da homenagem, o senador Cyro Miranda (PSDB-GO) disse que a Administração de Empresas é uma das profissões que mais crescem no Brasil. Segundo ele, na sociedade moderna essa atividade é "um verdadeiro jogo de equilíbrio entre ousadia e responsabilidade".

- Ousadia para sair dos turbilhões de crises previsíveis e imprevisíveis, e responsabilidade para evitar que anos de extrema pujança econômica, como os anteriores à crise de 2008, terminem em retração, com desdobramentos indesejáveis - afirmou.

Para o senador Cristovam Buarque (PDT-DF), o Brasil nunca precisou tanto de bons gestores e administradores quanto precisa atualmente. Mas é preciso definir claramente, segundo ele, qual o papel do administrador, além de separar também o que é administrador "no" Brasil e administrador "do" Brasil.

- Uma coisa é administrar no Brasil e outra coisa é administrar o Brasil. O administrador no Brasil precisa ter técnica, mas o administrador do Brasil precisa, além de técnica, ter também ética e política, para colaborar para o Brasil melhor que a gente precisa - disse.

Já o senador Valdir Raupp (PMDB-RO) afirmou que a profissão de administrador vem ganhando relevância cada vez maior na sociedade moderna, bem como está sendo cada dia mais valorizada por jovens na escolha do curso superior.

- São profissionais que serão cada vez mais reconhecidos na nossa sociedade e irão desempenhar papel cada vez mais decisivo no desenvolvimento do nosso país - disse Raupp.

Reflexão

Na opinião do presidente da Associação Goiana de Administração, Samuel Albernz, os 46 anos de regulamentação da profissão devem ser comemorados, mas também precisam passar por uma reflexão, para que os profissionais da área possam ocupar maior espaço no mercado de trabalho, principalmente na Administração Pública.

O diretor superintendente da Faculdade Alpha de Goiânia, Nelson de Carvalho Filho, discorreu sobre o desafio de lidar com a Educação no Brasil, um país que, como ressaltou, por falta de mão de obra capacitada, concedeu 200 mil vistos de trabalho a estrangeiros, nos últimos cinco anos.

Também ocuparam a mesa o presidente do Conselho Regional de Administração do Estado de Goiás, João Divino de Brito; e a professora de Administração do Centro de Pacificação Social de Aparecida de Goiânia (Unifan), Hélsia Daniel da Silva.



26/09/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Dia do Turismo é celebrado em sessão especial

Dia do Administrador terá sessão especial no Senado

Em sessão especial, Perillo diz que crise no mercado financeiro é "teste de fogo" para administrador

Dia do Marinheiro celebrado em sessão solene

Começa sessão de homenagem à profissão de administrador

Dia Nacional do Cooperativismo é celebrado em sessão solene