Em sessão especial, Perillo diz que crise no mercado financeiro é "teste de fogo" para administrador



Ao abrir sessão especial do Senado para comemorar os 43 anos de criação da profissão de administrador, o senador Marconi Perillo (PSDB-GO) afirmou que só houve situação pior à atual no mercado financeiro internacional após o atentado de 11 de setembro de 2001 contra o World Trade Center em Nova York. Toda crise, segundo ele, é um "teste de fogo" para os administradores.

VEJA MAIS

Marconi Perillo, que é autor da proposta de homenagem, acrescentou que os administradores do Brasil e do mundo têm razões de sobra para "fazer valer essa admirável profissão, marcada pelo espírito de superação, porque administrar no contexto de competitividade do mundo globalizado é suplantar barreiras e metas".

- Que implicações essa crise trará para o administrador das empresas e dos negócios do Brasil na América e no mundo permanece uma incógnita para a qual somente a capacidade de auto-superação dos nossos homenageados terá uma resposta - disse Marconi Perillo.

O senador afirmou que, quando ocorreu a derrocada da União Soviética, chegou-se a pensar que o mundo viveria um longo ciclo de unipolarismo econômico e político da economia norte-americana. No entanto, observou, hoje as economias emergentes representam uma nova força capaz de rivalizar com as economias da Europa e da América do Norte.

Para Marconi Perillo, ainda, o crescimento da economia mundial e a permeabilidade entre os mercados consumidores não podem significar renúncia aos direitos e garantias trabalhistas, tampouco à manutenção de condições de dignidade do mercado laboral.

- Se esses padrões não se transformarem em bandeiras de luta universais, estará em jogo o próprio sentido da competição e o do desenvolvimento tecnológico, que não podem se colocar à frente nem da condição humana nem da sustentabilidade planetária - afirmou.

A proposta de homenagem ao administrador teve como objetivo, segundo o senador, "destacar a importância deste profissional no desenvolvimento do país". A profissão foi criada em 9 de setembro de 1965, com a publicação da Lei 4.769/65.

Além de Marconi Perillo, participaram da sessão de homenagem o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) e os presidentes do Conselho Federal de Administração, Roberto Carvalho Cardoso, do Conselho Regional da Administração do Distrito Federal,Maria doRosário Moraes, e da Associação Goiana de Administração,Samuel Albernaz.



18/09/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Dia do Administrador é celebrado em sessão especial

Dia do Administrador terá sessão especial no Senado

Jefferson Péres diz que primeiro turno foi "teste de fogo" para a democracia brasileira

Marconi Perillo ressalta papel de administrador na oferta de melhores serviços à sociedade

Começa sessão de homenagem à profissão de administrador

Mercado financeiro reduz para 3,09% projeção de crescimento econômico este ano