Dia do Exército é lembrado por Maguito
- Em pleno início do século XXI, depois de muitas eras que marcaram o nascimento e a estruturação do Exército Brasileiro, em 1648, a aceleração da globalização e o crescimento do mercado clandestino de drogas e armas impõem novos desafios - disse.
O senador entende que o Exército tem-se preparado para continuar cumprindo sua missão de defender a pátria e garantir os poderes constitucionais, a lei e a ordem. Para Maguito, o Exército goza "de credibilidade, da admiração e do respeito de toda a sociedade brasileira".
Maguito relatou momentos da história brasileira em que o Exército desempenhou papel de destaque, como na "memorável batalha dos Guararapes, quando os combatentes brasileiros conseguiram vencer três mil homens do exército invasor da Companhia das Índias Ocidentais, e na Primeira e Segunda Guerras Mundiais".
O senador também rememorou episódios da sua própria vida pessoal, quando, nos anos de 1969 e 1970, serviu como soldado do Batalhão da Guarda Presidencial, o BGP, em Brasília. Além disso, ele disse ter recebido, das mãos do comandante-general Manuel de Jesus e Silva, o Diploma e a Barreta de Praça Mais Distinto, honraria concedida aos soldados que se destacam pelo desvelo na instrução, pela disciplina e pelo mérito intelectual.
- Foi um reconhecimento que guardo no fundo de minha alma e que levarei comigo para a eternidade .
Como parte das suas homenagens, o senador cumprimentou o comandante do Exército, general Gleuber Vieira, e, especialmente, o atual comandante do Batalhão de Guarda Presidencial, Haroldo Assad Carneiro.
19/04/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Maguito homenageia o Dia do Exército
MAGUITO VISITA GUARDA PRESIDENCIAL E ELOGIA EXÉRCITO BRASILEIRO
Maguito Vilela destaca discurso do comandante do Exército em homenagem a Caxias
Maguito Vilela exalta soldado e Exército brasileiros no Dia do Soldado
Dia do Maçom é lembrado em Plenário
Dia do Advogado é lembrado em Plenário