Dia do Índio: Wellington Dias quer um indígena como presidente da Funai



O senador Wellington Dias (PT-PI) defendeu a escolha de presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai) que tenha origem indígena. Em pronunciamento feito em alusão ao Dia do Índio, comemorado nesta quinta-feira (19), Wellington Dias classificou como inaceitável o fato de a fundação nunca ter tido um índio entre as 32 pessoas que já a presidiram.

- Hoje temos mais de três mil índios graduados; temos cerca de 800 índios com pós-graduação. Por que não ter alguém legitimado para lidar sobre esse tema? – questionou.

O senador afirmou que o Brasil precisa integrar os povos indígenas às políticas públicas. Para ele, os índios são homens e mulheres brasileiros que não querem ser peças de museu. Salientando também ter origem indígena – “tenho orgulho de ser descendente da nação Jê, da tribo de Jaicó”, informou – o parlamentar comemorou o fato de, no Piauí, estado que representa, mais pessoas estejam se assumindo como índios.

- Hoje já temos cerca de seis mil pessoas no meu Estado que se assumem, nos censos do IBGE, como índios.

Crescimento

O senador destacou o crescimento econômico e a melhora das condições sociais do Piauí. Wellington dias citou dados da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, que apontam redução da miséria no Estado. O senador afirmou que crescimento da renda no estado ficou, entre 2003 e 2009, muito acima da média nacional.

- O Brasil, para que a gente compreenda, teve um crescimento da renda real nesse período da ordem de 27%. O Nordeste brasileiro cresceu 33% em termos reais também, e o Piauí, 44% - afirmou o senador.



19/04/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


No Dia do Índio, senadores pedem presidente indígena para a Funai

Mozarildo quer um índio na presidência da Funai

MOZARILDO QUER ÍNDIO PRESIDINDO A FUNAI

MOZARILDO QUER ÍNDIO NA PRESIDÊNCIA DA FUNAI

MOZARILDO QUER UM ÍNDIO NA PRESIDÊNCIA DA FUNAI

Wellington Dias registra realização do Fórum Social Indígena