MOZARILDO QUER ÍNDIO PRESIDINDO A FUNAI



O senador Mozarildo Cavalcanti (PFL-RR) fez um apelo nesta quarta-feira (dia 10), ao presidente Fernando Henrique Cardoso e ao ministro da Justiça, José Gregori, para que seja nomeado um índio para a presidência da Fundação Nacional do Índio (Funai), e para que não permitam a interferência de organizações não-governamentais (ONGs) no processo de escolha do novo presidente do órgão.
Mozarildo afirmou ser "porta-voz" de dez nações indígenas, que são radicalmente contra as articulações das ONGs para influir na nomeação do novo presidente da Funai. Segundo ele, os indígenas lhe entregaram seis documentos reivindicando a presidência do órgão, pedem o afastamento das organizações não governamentais e denunciam que os índios não estão sendo ouvidos nas discussões para a elaboração do novo Estatuto do Índio.
- O que é de se admirar e o motivo da revolta dessas populações indígenas é que eles, os índios, a quem se destina o estatuto, não estão sendo ouvidos. Nos documentos que me foram entregues ele dizem claramente que a Funai, em conjunto com essas ONGs, estão manobrando para impor às opinião pública, portanto ao Congresso Nacional, um modelo de estatuto que não tem nada a ver com o que eles pensam, com que ele querem - protestou o senador.
Para Mozarildo Cavalcanti, as comemorações dos 500 anos do Descobrimento são a oportunidade para o país dar "voz aos índios, e para que as autoridades não aceitem mais a dominação exercida pelas ONGs sobre a FUNAI". O parlamentar solicitou, ainda, que os documentos recebidos das lideranças indígenas fossem publicados no Diário do Senado.

10/05/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mozarildo quer um índio na presidência da Funai

MOZARILDO QUER ÍNDIO NA PRESIDÊNCIA DA FUNAI

MOZARILDO QUER UM ÍNDIO NA PRESIDÊNCIA DA FUNAI

Mozarildo pede a Lula que ponha um índio na presidência da Funai

Dia do Índio: Wellington Dias quer um indígena como presidente da Funai

Mozarildo quer rever critérios de demarcação da Funai