Diário Oficial publica nomeação do novo presidente do Instituto Chico Mendes
O Diário Oficial da União publicou nesta quinta-feira (29) a nomeação de Roberto Ricardo Vizentin para o cargo de presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Criado em 2007, o instituto é vinculado ao Ministério do Meio Ambiente (MMA).
Vizentin fica exonerado do cargo que ocupa atualmente, como secretário de Extrativismo do MMA. Ele passa a ocupar o lugar de Rômulo José Fernandes Barreto Mello, exonerado “a pedido” no último dia 13 do cargo que ocupava desde 2008.
No início do ano, o ICMBio foi centro de polêmica envolvendo decisão do Supremo Tribunal Federal, que derrubou a lei que criou o instituto. O ICMBio foi criado por medida provisória (MP). O STF considerou ilegal a resolução do Congresso que permitia “pular” a aprovação da MP na comissão mista. Essa regra estabelecia que se a MP não fosse votada em 14 dias pela comissão mista, poderia seguir diretamente para análise em plenário.
A Advocacia-Geral da União (AGU) interveio, já que cerca de 500 MPs foram aprovadas por meio do rito anterior, considerado inadequado pelo STF. A ilegalidade poderia resultar na contestação de todas essas normas. O STF, então, estabeleceu prazo de dois anos para que o Congresso analise e aprove nova lei que mantenha a existência do instituto. Nesse período, o ICMBio continuará funcionando. A comissão mista para analisar medidas provisórias que chegam ao Legislativo foi instalada na última terça-feira (27).
Fonte:
Agência Brasil
29/03/2012 15:57
Artigos Relacionados
Diário Oficial publica nomeação do novo presidente da Codevasf
Diário Oficial publica nomeação do novo ministro do Desenvolvimento Agrário
Diário Oficial publica decretos de nomeação de Ideli Salvatti e Luiz Sérgio
Audiência pública conjunta vai debater atuação do Instituto Chico Mendes
Agenda sustentável requer participação da sociedade, diz presidente do Instituto Chico Mendes
Instituto Chico Mendes lança novo portal, revista e Atlas de espécies ameaçadas