Dieese apresenta projeto piloto para formalizar 5 mil trabalhadores



O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio Econômicos (Dieese) apresentou, nesta quarta-feira (25), um projeto piloto que pretende formalizar 5 mil trabalhadores em cinco estados (Goiás, Pernambuco, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul). A entidade apresentou o plano durante reunião do Conselho Nacional de Previdência Social, no Ministério da Previdência Social.


O representante do Dieese no conselho, Clemente Ganz Lúcio, afirmou que 50% da força de trabalho nos centros urbanos, onde o projeto está sendo desenvolvido, é informal. “A atração desses trabalhadores é importante porque eles estão fora da proteção sindical e de uma série de benefícios. As centrais sindicais se preocupam com isso como um problema”, ressaltou.


A finalidade do projeto é legalizar pequenos empregadores, aqueles que trabalham por conta própria, autônomos, membros de cooperativas e empregados domésticos.


A iniciativa, segundo Ganz Lúcio, despertou atenção do Banco Mundial. O banco, segundo ele, espera colher experiências implementadas no Brasil para servir de modelo a países onde a questão é também um problema social.


O projeto está em fase de idealização em Morrinhos e Ituporanga, em Goiás, em Porto Alegre, Curitiba, em Santa Catarina e em Caruaru (Pernambuco).



Fonte:
Agência Brasil

 



25/08/2010 16:46


Artigos Relacionados


Projeto do Dieese pretende regularizar cinco mil trabalhadores informais

IAE apresenta projeto de aeronave sem piloto na semana de ciência e tecnologia

Dieese e Anvisa realizam evento para levar aos trabalhadores informações sobre risco sanitário

Dieese diz que trabalhadores devem ter aumento real nas negociações salariais de 2011

Trabalhadores manterão ganhos salariais acima da inflação neste ano, prevê Dieese

Senado aprova projeto que exige do SUS formalizar em protocolo os padrões de tratamento das doenças