Senado aprova projeto que exige do SUS formalizar em protocolo os padrões de tratamento das doenças



O Plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (16) o substitutivo da Comissão de Assuntos Sociais (CAS) ao projeto de lei da Câmara (PLC 104/07) que inclui a elaboração de protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas entre as atribuições da direção do Sistema Único de Saúde (SUS), em cada esfera do governo. O texto agora vai à Comissão Diretora para a redação final.

O substitutivo da CAS, elaborado pela relatora Rosalba Ciarlini (DEM-RN), modificou o texto original da Câmara. De autoria do deputado André de Paula (DEM-PE), o projeto inicialmente obrigava hospitais e maternidades públicas a adotarem protocolo terapêutico editado e revisado periodicamente pelo Ministério da Saúde para evitar a transmissão do vírus da AIDS, o HIV, de mãe para filho.

O texto aprovado pelo Plenário, que referendou o parecer da CAS elaborado pela relatora, a senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN), especifica que compete à direção nacional, estadual e municipal do SUS, além das atuais tarefas enumeradas pela legislação, estabelecer e implementar, bem como divulgar, avaliar e revisar, periodicamente, protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas.

Moisés de Oliveira Nazário e Helena Daltro Pontual / Agência Senado



16/09/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


SDH particpa de reunião da ONU sobre padrões de tratamento de prisioneiros

Senado aprova Protocolo de Olivos

SENADO APROVA PROTOCOLO DO MERCOSUL

SENADO APROVA PROTOCOLO DO MERCOSUL

SENADO APROVA PROTOCOLO ENTRE BRASIL E URUGUAI

SENADO APROVA PROTOCOLO DE INTEGRAÇÃO CULTURAL DO MERCOSUL