Dilma anuncia programa para escola técnica
A presidenta Dilma Rousseff reafirmou, nesta quinta-feira (10), seu compromisso com o combate à miséria e com a melhoria da educação no País. Em seu primeiro pronunciamento em cadeia nacional de rádio e televisão, feito quando o País retoma o período escolar, ela convocou todos os brasileiros e brasileiras a lutarem juntos por uma educação de qualidade. Dilma anunciou o lançamento o Programa Nacional de Acesso à Escola Técnica (Pronatec), que vai facilitar o ingresso de jovens nesse tipo de ensino.
Segundo Dilma, o Pronatec deve ser lançado no primeiro semestre deste ano e levará ao ensino técnico a experiência bem-sucedida do Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas parciais e integrais em cursos de graduação em instituições privadas de ensino superior. A governante brasileira falou ainda sobre a necessidade de universalizar a banda larga para que o Páis dê um salto na educação, bem como a valorização do professor.
No pronunciamento que durou cerca de seis minutos (leia aqui a íntegra), a presidenta destacou ainda que a luta mais obstinada de seu governo será o combate à miséria”. “Vivemos um momento especial de nossa história. O Brasil se eleva, com vigor, a um novo patamar de nação. Temos, portanto, as condições e uma imensa necessidade de darmos um grande salto na qualidade do nosso ensino. Um desafio que só será vencido se governo e sociedade se unirem de fato nesta luta, com toda a força, coragem e convicção”, afirmou.
E, para isso, segundo afirmou, “nenhuma área pode unir melhor a sociedade que a Educação”. “Nenhuma ferramenta é mais decisiva do que ela para superarmos a pobreza e a miséria. Nenhum espaço pode realizar melhor o presente e projetar com mais esperança o futuro do que uma sala de aula bem equipada, onde professores possam ensinar bem, e alunos possam aprender cada vez melhor. É neste caminho que temos que seguir avançando com passos largos”, disse no pronunciamento.
Dilma explicou também que o momento é para se “investir ainda mais na formação e remuneração de professores, de ampliar o número de creches e pré-escolas em todo o País, de criar condições de estudo e permanência na escola, para superar a evasão e a repetência”. E continuou: “E, muito especialmente, acabar com essa trágica ilusão de ver aluno passar de ano sem aprender quase nada.”
A presidenta destacou o caminho que o governo pretende trilhar como a oferta de mais escolas técnicas, de ampliar os cursos profissionalizantes, de melhorar o ensino médio, as universidades e aprimorar os centros científicos e tecnológicos de nível superior.
“É hora de acelerar a inclusão digital, pois a juventude brasileira precisa incorporar, ainda mais rapidamente, os novos modos de pensar, informar e produzir que hoje se espalham por todo o Planeta. Em suma, esta é a grande hora da Educação brasileira. Isso só será possível se cada pai, cada aluno, cada professor, cada prefeito, cada governador, cada empresário, cada trabalhador tomar para si a tarefa de acompanhar, discutir, cobrar, propor e construir novos caminhos para a nossa Educação. Como presidenta, como mãe e avó, darei tudo de mim para liderar esse grande movimento”, enfatizou.
Fonte:
Blog do Planalto
10/02/2011 21:32
Artigos Relacionados
Presidenta Dilma lança na quinta-feira (28) programa de acesso à escola técnica
Educação: Escola Técnica de Jundiaí anuncia inscrição para vestibulinho
Educação: Escola Técnica de Jundiaí anuncia inscrição para vestibulinho
Educação: Escola Técnica de Jundiaí anuncia inscrição para vestibulinho
Mão Santa anuncia inauguração de escola técnica em Buriti dos Lopes
Mais da metade da população brasileira terá escola técnica em seu município, diz Dilma