Mais da metade da população brasileira terá escola técnica em seu município, diz Dilma



A expansão da rede federal de educação profissional vai assegurar que 52% da população brasileira tenham uma escola técnica em seu município até 2014. A informação foi dada pela presidenta Dilma Rousseff nesta segunda-feira (11), durante cerimônia de comemoração dos 60 anos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

De acordo com Dilma, a construção de uma sociedade mais justa passa pela oferta de educação de qualidade, com a valorização de alunos e educadores. A presidenta deu ênfase à educação pública como principal instrumento de criação da democracia.

Lançado no fim de abril, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) prevê a construção de 120 novas unidades da rede federal até 2014. Somadas as 140 que já existiam, com as 214 criadas pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e as 80 que estão em andamento, será formada uma rede de 555 escolas técnicas profissionalizantes. Para Dilma, o programa colocará o Brasil num patamar mais elevado.

O Ministério da Educação (MEC) aguarda a aprovação pelo Congresso Nacional do projeto de lei que cria o Pronatec para dar início às ações do programa. A meta é oferecer oportunidades de formação profissional para 8 milhões de pessoas até 2014, incluindo estudantes do ensino médio e trabalhadores sem qualificação. Além das vagas na rede federal, serão oferecidas bolsas de estudo em cursos técnicos de instituições de ensino.


Fonte:
Blog do Planalto
Agência Brasil



11/07/2011 19:58


Artigos Relacionados


Mais da metade da população brasileira acha que educação não melhorou, diz Ipea

Obesidade atinge mais da metade da população brasileira, aponta estudo

Dilma anuncia programa para escola técnica

ESCOLA TÉCNICA TERÁ NOME DE JOÃO CALMON

Mulheres representam mais da metade da população

Presidenta Dilma lança na quinta-feira (28) programa de acesso à escola técnica