Dilma busca apoio do Congresso para reforma política e 100% dos royalties do petróleo para a Educação
Em pronunciamento ao país na noite desta sexta-feira (21), a presidente Dilma Rousseff prometeu chamar os governadores e prefeitos das principais cidades do país e os líderes das manifestações populares para "um grande pacto" em torno da melhoria dos serviços públicos.
Segundo matéria distribuída pela Agência Brasil, as ações do governo terão três focos: o primeiro será a elaboração do Plano Nacional de Mobilidade Urbana, que privilegie o transporte coletivo. O segundo é a destinação de 100% dos royalties do petróleo para a educação, proposta que está em discussão no Congresso. Para melhorar a saúde, Dilma prometeu trazer em breve seis mil médicos do exterior para ampliar o atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS).
“As manifestações desta semana trouxeram importantes lições. As tarifas baixaram e as pautas dos manifestantes ganharam prioridade nacional. Temos que aproveitar o vigor das manifestações para produzir mais mudanças que beneficiem o conjunto da população brasileira”, declarou. a presidente.
Dilma Rousseff disse também que vai buscar apoio do Congresso Nacional para uma reforma política, que "oxigene as instituições e as tornem mais permeáveis à vontade popular". O diálogo com o Congresso vai se iniciar com os presidentes do Senado, Renan Calheiros, e da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves.
As amplas mudanças que está pretendendo a presidente dependem igualmente, segundo ela, da participação do Poder Judiciário, razão pela qual tem a intenção de conversar com o presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa.
21/06/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Dilma Rousseff pede que Congresso trate de regras do FPE, reforma tributária e royalties para a educação
Dilma entrega mensagem ao Congresso e pede apoio para a reforma política
Dilma afirma que royalties do petróleo são passaporte do Brasil para educação de qualidade
Em mensagem ao Congresso, Dilma pede definição de questões tributárias, FPE e royalties para a educação
Ao entregar sua mensagem pessoalmente, Dilma pode repetir busca de Lula por apoio no Congresso
Estudantes pedem 100% dos royalties do petróleo para a educação