Dilma e Obama querem aprofundar discussão sobre crise antes da reunião do G20



A presidenta Dilma Rousseff e o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, conversaram nessa terça-feira  (20) sobre a crise econômica global. Eles avaliaram que é preciso aprofundar a discussão sobre os problemas que atingem principalmente a Europa antes da próxima reunião do G20 (grupo das 20 maiores economias do mundo), marcada para novembro, em Cannes, na França.

Dilma e Obama se reuniram por mais de meia hora, em Nova York, antes do lançamento do encontro Governo Aberto, evento promovido paralelamente à 66ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).

“Houve uma manifestação de preocupação de ambas as partes com a situação de alguns países da Europa e um sentimento de que é preciso conversar de forma aprofundada sobre o desafio que representam estas crises na Grécia e também agora, em certa medida, na Espanha e na Itália, antes do G20, no começo de novembro”, disse o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, que participou do encontro.

A crise deverá ser o principal assunto da reunião entre o ministro da Fazenda, Guido Mantega, e o secretário do Tesouro americano, Timothy Geithner, esta semana em Washington, em que deverão discutir a necessidade de os dois países trabalharem juntos para enfrentar a crise.

Segundo Patriota, a reunião entre Dilma e Obama foi “muito amistosa”. Durante o encontro, Obama fez um rápido balanço da visita que fez ao Brasil, em março. Ele considerou muito positiva sua vinda ao País. O presidente norte-americano convidou Dilma a visitar os Estados Unidos no começo de 2013.

Os presidentes também conversaram sobre as crises no mundo árabe, principalmente sobre a situação da Líbia. Segundo Patriota, Obama mencionou uma reunião que teve mais cedo na sede das Nações Unidas, que está buscando a união dos países-membros em torno de um projeto de reconstrução e de transição para uma forma de governo mais democrático na Líbia.

“A presidenta Dilma enfatizou muito a importância de que a iniciativa de apoio internacional à Líbia se desenvolva no âmbito das Nações Unidas”, disse o chanceler brasileiro.


Premiação

Dilma receberá hoje à noite o prêmio na categoria Serviço Público, concedido pelo Woodrow Wilson International Center for Scholars a personalidades que colaboram para melhorar o mundo. Toda a renda do jantar da homenagem será doada ao Instituto Brasil. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a médica Zilda Arns também já receberam o prêmio.

O prêmio, nas categorias Serviço Público e Cidadania Corporativa, é concedido a políticos, empresários, líderes de organizações cívicas, artistas e pesquisadores que atuam para melhorar o mundo. A inspiração para a homenagem são as orientações pregadas pelo ex-presidente norte-americano Woodrow Wilson (1913 -1921), que recebeu o Prêmio Nobel da Paz.


Fonte:
Agência Brasil



21/09/2011 11:27


Artigos Relacionados


Especialistas vão aprofundar discussão sobre ‘Embrapa do mar’

FOGAÇA E JÚNIA QUEREM DISCUSSÃO DA CRISE ECONÔMICA NO CONGRESSO

LEOMAR QUINTANILHA QUER APROFUNDAR DISCUSSÃO SOBRE ORÇAMENTO IMPOSITIVO

CCJ fará audiência para aprofundar discussão sobre repressão ao crime organizado

Procuradores querem aprofundar diálogo com a sociedade

Brasil e Reino unido querem aprofundar cooperação bilateral em ciência e tecnologia