Dilma fala sobre cumprimento dos Cinco Pactos propostos em junho



Após anunciar investimentos de R$ 5,4 bilhões em mobilidade urbana para São Paulo, a presidenta Dilma Rousseff falou sobre o cumprimento dos Cinco Pactos lançados em junho. Segundo Dilma, os governos federal, estadual e municipal precisam trabalhar juntos para garantir que a vida da população seja melhor.

A presidenta lembrou a importância dos pactos na qualidade de vida das pessoas. Segundo ela os pactos, que se referem a responsabilidade fiscal, estabilidade da economia e controle da inflação e a reforma política são pré-condições para o funcionamento dos outros três pactos: Saúde, Educação e Mobilidade Urbana.

“Quanto mais melhorarmos as instituições políticas do nosso País, quanto mais nós combatermos a corrupção, quanto mais formos transparentes e éticos melhor para o País, a mesma coisa no que se refere a estabilidade política e econômica”, disse Dilma.

Assista abaixo e leia os principais trechos da declaração da presidenta. 

Economia

Sobre a estabilidade e controle da inflação, Dilma disse que o governo trabalha sistematicamente, desde o início, para um cenário favorável. Segundo a presidenta, “não é possível fazer quatro pactos e quebrar a estabilidade fiscal, o controle da inflação e o montante de reservas que nós temos".

Reforma Política

Dilma afirmou que continua sendo uma defensora e uma lutadora em favor da reforma política com grande participação popular.

“Porque eu acho que isso vai ser muito importante para o País. Eu sei que tem vários projetos transitando na Câmara, mas eu acredito que esse seja um tema que nós temos de atacar porque ele é essencial".

Saúde

A presidenta disse que o governo tem dado passos decisivos e fundamentais para a saúde brasileira, com a aprovação dos Mais Médicos. "Nesta semana que passou, sancionei a lei do Mais Médicos. Até o final desse mês, serão 3.800 médicos brasileiros e formados no exterior, o que pelo cálculo do Ministério da Saúde, significará o atendimento de mais 14 milhões de brasileiros. Até o final do ano, pretendemos elevar essa participação até a metade da meta que nós queremos atingir em abril, que são 13 mil médicos.”

Segundo Dilma, a meta do governo é em abril de 2014 alcançar 46 milhões de brasileiros assistidos pela política que leva médicos às localidades mais carentes desses profissionais como a periferia das grandes cidades, interior do Brasil, cidades do Norte, Nordeste, regiões de fronteira e também as cidades médias.

“Esse é um processo que, para nós, iniciou, está andando adequadamente e pretendemos vê-lo atingido nas nossas metas e nos nossos prazos", afirmou. 

Educação e Mobilidade Urbana

Dilma também falou sobre a educação e disse que a aprovação da lei dos royalties foi fundamental para a área.

"O primeiro passo foi aprovar a lei que atribui 75% dos recursos dos royalties de concessão e do pré-sal à Educação". Sobre mobilidade, Dilma destacou a importância de melhorar as condições do transporte urbano nas cidades, o que vem sendo feito pelo governo sistematicamente.

Fonte:

Portal Brasil



25/10/2013 23:14


Artigos Relacionados


Dilma: "Avançamos muito no cumprimento dos pactos"

Tudo que nós prometemos nos cinco pactos nós entregamos, afirma Dilma

Meirelles fala na CMO sobre o cumprimento de metas

Henrique Meirelles fala sobre cumprimento de metas de política econômica na CMO

Dilma Rousseff fala na CAE sobre refinaria

Dilma fala sobre Campo de Libra e travessia do RS