Dilma garante que não vai permitir retrocessos na Lei Maria da Penha



A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, garantiu que não será permitido qualquer retrocesso na chamada Maria da Penha, que instituiu penas especiais para a violência contra as mulheres. "Temos que promover um combate sem quartel à violência contra a mulher", disse a ministra, que participou da entrega do diploma Bertha Lutz de homenagem ao Dia Internacional da Mulher, em sessão do Congresso Nacional.

Dilma Rousseff citou a presidente do Flamengo, Patrícia Amorim, que declarou serem as mulheres obrigadas a produzir o dobro que os homens produzem, como única forma de serem respeitadas profissionalmente. "Eu diria mais, diria que a mulher tem que produzir o triplo para ser reconhecida." A ministra disse que a jornada da mulher começa mais cedo e termina mais tarde, que a mulher é a primeira a despertar e a última a repousar, e que muitas vezes os filhos ficam em casa sem os cuidados adequados.

- Trazemos a vida em nosso ventre. E se isso nos faz diferentes, não pode, de forma alguma, nos fazer desiguais - acrescentou.

A ministra-chefe da Casa Civil relacionou várias medidas em defesa da mulher e da família que atribui ao governo Luiz Inácio Lula da Silva: o dinheiro do Bolsa Família é entregue diretamente às mulheres; os títulos de propriedade do programa Minha Casa Minha Vida são também emitidos em nome das mulheres; igualmente, as terras distribuídas em assentamentos para agricultura família são em nome das mulheres. E acrescentou:

- O programa Luz para Todos acabou com o drama da lata d'água na cabeça, ao permitir que se bombeie água para as casas mais pobres; o mesmo programa permite o uso da máquina de costura, da máquina de lavar, da geladeira, o que torna a vida menos penosa.

09/03/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lei Maria da Penha já coíbe crime contra a mulher, garante Lúcia Vânia

Regras processuais da Lei Maria da Penha serão mantidas em novo Código, garante Casagrande

Presidenta Dilma afirma que decisão do STF sobre lei Maria da Penha vai fortalecer a luta e eliminar controvérsias

Dilma fala sobre Lei Maria da Penha, Copa de 2014 e criação de empregos em sua coluna semanal

Maria da Penha

Lei Maria da Penha é constitucional, diz STF