Dilma inaugura rodovia no RS que será isenta de pedágio
A presidenta Dilma Rousseff inaugurou nesta sexta-feira (20), a rodovia BR-448, que vai ligar o município de Sapucaia do Sul a Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Também conhecida como Rodovia do Parque, a BR-448 possui 22,34 quilômetros de extensão e mobilizou 3,3 mil trabalhadores durante 4 anos. O empreendimento foi construído com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento, totalizando R$ 1,3 bilhão em investimentos do governo federal. Dilma esteve presente à obra na altura do quilômetro 20,75, no município de Canoas.
“A BR-448 agora é uma realidade. Participar da inauguração da Rodovia do Parque é especialíssimo. Acompanho as ações dessa rodovia desde quando eu era ministra de Estado. O tráfego na região metropolitana de Porto Alegre ganha muito com a nova rodovia. A BR-448 não é uma rodovia qualquer. São 10 viadutos e três pontes, e uma delas é Estaiada e tem 268 metros suspensos por cabos . Mas mais importante que a beleza da obra é que ela é sustentável. É um dos mais importantes empreendimentos do meu governo”, destacou Dilma.
A obra vai beneficiar a região ao desafogar o trânsito da BR-116, que atualmente é a única rota a atravessar as principais cidades que compõem a região metropolitana de Porto Alegre. A estimativa é que, ao iniciar as operações, a BR-448 vai absorver cerca de 40% do fluxo de veículos da BR-116, estimada em 160 mil por dia.
Dividida em três lotes, a obra possui dez viadutos, uma passagem inferior e três pontes, sendo a maior delas a ponte estaiada erguida sobre o rio Gravataí, que possui 63 metros de altura e 268 metros de extensão, a ponte liga Canoas a Porto Alegre. Ao longo da construção da Rodovia do Parque, foram adotadas medidas para mitigar os impactos ambientais sobre a fauna e a flora predominantes na região. Foram gerados 2,7 mil empregos diretos e indiretos desde o início das obras, em 2009.
Rodovia não terá pedágio
Dilma garantiu que não haverá cobranças de pedágios na nova rodovia. “O governo federal decidiu construí-la diante de um grande debate no Rio Grande do Sul. As pessoas diziam que haveria grande pedágio como imposto a ser pago. O governo então assumiu a rodovia e construímos um modelo de obra pública porque não é correto cobrar pedágio em zona urbana ou metropolitana, principalmente quando a obra é estratégica e enseja custo para as pessoas. Não se pode cobrar imposto das pessoas dentro do local onde moram”, reiterou.
BR-448 vai absorver 40% dos veículos da BR-116
Dilma Rousseff fez questão de destacar as melhorias para a BR-116, a execução da segunda Ponte do Guaíba, e o início da licitação para estudos e obras na BR-290, além de falar dos desafios enfrentados até a conclusão da obra e dos benefícios que ela trará para a população gaúcha.
“A inaguração da BR-448 é exemplo de determinação. A BR-448 é paralela ao Rio dos Sinos, cortando áreas inundáveis, um parque estadual e uma Área de Proteção Ambiental. Foram executados 22 programas ambientais ao longo da BR-448. 599 famílias foram reassentadas. Todas receberão sua casa nova pelo Minha Casa, Minha Vida. A BR-448 é agora uma realidade, com 10 viadutos e três pontes, desafogando o trânsito na região metropolitana de Porto Alegre. E vem mais obras no Rio Grande do Sul: daremos continuidade à BR-448, faremos melhorias na BR-116, vamos tirar do papel a segunda Ponte do Guaíba e dar início a licitação para estudos e obras na BR-290. O RS merece mais emprego, mais infraestrutura, mais mobilidade. Governar um país diverso como o Brasil é compreender as necessidades regionais e fazer o Estado atuar para melhorar a vida de todos”, afirmou a presidenta.
A nova BR-448 foi construída para ligar o município de Sapucaia do Sul a Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. A rodovia tem acessos nos municípios de Esteio – pela BR-386 – e de Canoas. A expectativa é que a nova via consiga absorver 40% do fluxo diário de veículos que hoje trafegam pela BR-116, estimado em quase 160 mil veículos/dia.
BR-290
A presidenta da República, Dilma Rousseff, assinou contratos para elaboração de projetos e execução de obras de duplicação e de melhorias da BR-290, no estado do Rio Grande do Sul. Os contratos, que serão assinados entre o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e as empresas, se referem aos lotes 2 e 4 e totalizam R$ 302 milhões. Com 57,5 quilômetros de extensão, os lotes fazem parte das obras previstas para o trecho compreendido entre Eldorado do Sul e Pântano Grande com extensão de 115,7 quilômetros.
A BR-290/RS é a principal rodovia transversal do estado, com uma extensão total de 725 quilômetros. Inicia no município de Osório e termina na fronteira do Brasil com a Argentina, no município gaúcho de Uruguaiana. A rodovia integra o Corredor do Mercosul, de Belo Horizonte a Buenos Aires, passando pelos importantes centros urbanos de São Paulo, Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre.
Corta o estado do Rio Grande do Sul, de leste a oeste, e é a principal ligação com Argentina, Paraguai e Chile. Vale ressaltar que a BR-290 recebe o tráfego turístico, que se destina ao litoral e comercial, e cruza vastas regiões de grande produção agropecuária, como a região carbonífera de Butiá e Minas do Leão.
Obra entregue às vésperas do Natal
O ministro dos Transportes, César Borges, enalteceu o papel do governo federal com o empreendimento e reforçou o valor da obra para o povo gaúcho. “Essa é uma obra especial, muito desejada pelo povo do Rio Grande do Sul e custou R$ 1 bilhão. O governo federal tem olhado com bons olhos para nossas obras e decidiu não cobrar pedágio em área urbana para não onerar o trabalhador no seu fluxo trabalho-casa. Nesse ambiente de confraternização natalina, a presidenta apresenta mais uma obra para os moradores do Rio Grande do Sul”, finalizou.
Fonte:
20/12/2013 16:13
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