Dilma promove mudanças no comando das Forças Armadas



A presidenta Dilma Rousseff, comandante-em-chefe das Forças Armadas, promoveu cinco coronéis do Exército Brasileiro ao posto de oficial-general e dois generais de brigada a generais de divisão, além de um oficial da Marinha do Brasil a almirante de esquadra. Os atos foram publicados na edição desta sexta-feira (22) do Diário Oficial da União, Seção 2, que contempla também atos que transferem, promovem ou exoneram militares a postos de comando em diversos setores da Marinha e do Exército.

A movimentação dos oficiais e oficiais-generais foi decidida nessa quinta-feira (21) à tarde, durante audiência concedida ao ministro da Defesa, Celso Amorim, e aos comandantes das três forças pela presidenta Dilma. Os atos fazem parte da rotina militar. Pelo menos duas vezes por ano, a Defesa, após receber as indicações de cada comando, submete os atos ao crivo do Palácio do Planalto.

Confira aqui os atos da presidenta Dilma Rousseff

Foram promovidos ao posto de generais de divisão os generais de brigada José Luiz Jaborandy Junior e José Carlos Cardoso. Os coronéis Douglas Bassoli, André Luiz Novaes Miranda, Enio Machado Martins Junior, Luís Antonio Duizit Brito e Carlos Roberto Pinto de Souza, por sua vez, passam à patente de general de brigada.

Na Marinha, o vice almirante Ademir Sobrinho atinge a patente máxima: almirante de esquadra. A Força Aérea Brasileira (FAB) não teve nenhuma promoção neste período.

Mudanças de comando

O primeiro decreto da presidenta Dilma nomeia o general de divisão Jamil Megid Junior para o cargo de assessor especial militar do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA). Num outro ato, transfere, a pedido, para a reserva remunerada o general de divisão Eduardo Rodrigues Schneider, exonerando-o do posto de comandante da 5ª Região Militar.

Outra movimentação publicada altera a direção do Comando de Operações Terrestres (Coter) do Exército. O general de exército João Carlos Vilela Morgero deixa o órgão, sendo nomeado para exercer a função de Conselheiro militar da Representação do Brasil junto à Conferência do Desarmamento, em Genebra, na Suíça.

A presidenta Dilma fez nomeações também dos seguintes oficiais generais: general José Luiz Jaborandy Junior, para comandante da 8ª Região Militar; general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, para chefe do Estado-Maior do Comando militar da Amazônia (CMA); general Valério Stumpf Trindade, para diretor de Avaliação e Promoção; general Ubiratan Poty, para chefe do Centro de Operações do CMA; e general Glauco Lucas Alves, para 3º Subchefe do Coter.

Além disso, o general Mauro Sinot Lopes irá para o comando da 6ª Brigada de Infantaria Blindada; o general Douglas Bassoli, para 1ª Brigada de Cavalaria Mecanizada; o general André Luiz Novaes Miranda exercerá o cargo de comandante da 17ª Brigada de Infantaria de Selva; o general Enio Machado Martins Junior irá comandar a 16ª Brigada de Infantaria de Selva; e o general Luís Antonio Duizit Brito assumirá a 5ª Região Militar.

Ainda no Comando do Exército, a presidenta exonera, ex officio, o general Hildo Vieira Prado Filho, além de transferir e exonerar, ex offício, o general Franklimberg Ribeiro de Freitas. Na Marinha, o almirante Eduardo Monteira Lopes foi transferido, ex officio, para a reserva.

Já as nomeações no âmbito da Marinha foram: almirante Carlos Augusto de Sousa para o posto de chefe do Estado-Maior da Armada (EMA); almirante Ademir Sobrinho para a chefia de Logística do EMCFA; vice-almirante Edlander Santos para comandante do 4º Distrito Naval; contra-almirante Cesar Lopes Loureiro para comandar o Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo.  

Foram nomeados também o contra-almirante José de Andrade Bandeira Leandro para coordenador do Programa de Reaparelhamento da Marinha; contra-almirante Márcio Magno de Frias Franco e Silva para chefe do Estado-Maior da Esquadra; contra-almirante Gilmar Francisco Ferraço para comandante do Material de Fuzileiros Navais; e contra-almirante Petronio Augusto Siqueira de Aguiar para assessor do comandado da Escola Superior de Guerra (ESG).

No último ato, são exonerados ex ofício os seguintes oficiais-generais: os almirantes de esquadra Eduardo monteiro Lopes (chefe do EMA), Carlos Augusto de Sousa (CAE do EMCFA) e Ademir Sobrinho (4º Distrito Naval); e os contra-almirantes Nélio de Almeida, Cesar Lopes loureiro, Marcio Magno de Farias Franco e Silva, Walter Eduardo Bombarda, Petrônio Augusto Siqueira de Aguiar, Jorge Nerie Vellame, Luiz Claudio Barbedo Fróes e André Luiz Lima de Santana.

Fonte:

Ministério da Defesa



22/11/2013 11:24


Artigos Relacionados


Cândido alerta para mudanças nas Forças Armadas

Presidente da CRE quer debater com militares mudanças nas Forças Armadas

Dilma quer equipar e qualificar Forças Armadas

Posse de Dilma terá segurança de 4 mil policiais e militares das Forças Armadas

“A sociedade brasileira sabe que pode contar com as Forças Armadas”, declarou Dilma Rousseff

CRE debate reaparelhamento das Forças Armadas