Dilma recebe cartas credenciais de novos embaixadores



A presidenta Dilma Rousseff recebeu as cartas credenciais de 19 novos embaixadores estrangeiros que vão servir no Brasil, nesta quinta-feira (31), em cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília. Esses diplomatas têm a tarefa de informar, representar e defender o interesses de seus países.

Os embaixadores dão início às suas funções quando entregam ao chefe de estado brasileiro suas credenciais – documento assinado pelo chefe do estado do país de origem – que indicam a classe do chefe da missão e pedem que este seja reconhecido oficialmente.

De acordo com a convenção de Viena sobre relações diplomáticas, o embaixador assume as suas funções no estado a partir da entrega das suas cartas oficiais. A convenção entrou em vigor em 1964 e o Brasil aderiu em 1965.

As relações internacionais do Brasil são fundamentadas na constituição de 1988, que determina a relação do Brasil com outros países e organismos multilaterais, os princípios da não-intervenção, da autodeterminação dos povos, da cooperação internacional e da solução pacífica de conflitos.

A política externa e de competência do poder executivo federal, cabendo ao legislativo as tarefas de aprovação de tratados internacionais e dos embaixadores designados pelo presidente da República.

Embaixadas 

Segundo levantamento do Itamaraty, 140 embaixadores são acreditados junto ao governo brasileiro, alguns desses países não tem sede em Brasília. A capital é uma das 15 no mundo que mais tem embaixadas. São 120 residentes em Brasília, incluindo a missão da liga dos estados árabes, da União Europeia e o escritório de representação Palestina.

Estado Unidos

Entre os demais embaixadores, a presidenta Dilma entregou também a credencial à nova embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, Liliana Ayalde. Ela chegou no Brasil no dia 16 de setembro.

Ayalde, nascida no estado de Maryland, é casada e tem duas filhas. Ela é fluente em português e espanhol. Formou-se em Artes pela Universidade Americana em Washington e fez mestrado em Saúde Pública pela Universidade Tulane, na Louisiana. A carreira diplomática iniciou em 1982. Já passou por países como Bangladesh, Guatemala, Nicarágua, Bolívia e Colômbia.

Antes de vir exercer o cargo de embaixadora no Brasil, ela supervisionava relações bilaterais dos Estados Unidos com Cuba, Caribe e América Central.

Os Estados Unidos e o Brasil tem uma das mais antigas relações das Américas. Em cinco anos, houve um aumento de 11 % das relações comerciais entre os dois países. Os Estados Unidos são o país com o maior estoque de investimento industrial no Brasil.

Os dois países montaram no ano passado um grupo para estudar as possibilidades da não exigência de visto entre as nações.

O grupo, segundo o governo brasileiro, deverá constituir plataforma para propor medidas e procedimentos para atender aos requisitos do Programa de Dispensa de Vistos dos Estados Unidos e da legislação brasileira, de maneira a possibilitar que cidadãos dos EUA e do Brasil viajem entre os dois países sem necessitar de vistos.

Nomes

1-Botsuana: Sra Bernadette Sebage Rathedi

2 - Guiné Equatorial: Sr Benigno Pedro Matute Tang

3 - Líbano: Sr Joseph Sayah

4- Honduras: Sr Jaime Guell Bográn

5- Sri Lanka: Sr Raja A. Edirisurya

6- índia: Sr Ashok Tomar

7- Marrocos: Sr. Larbi Moukhariq

8- Tunísia: Sr. Sabri Bachtobji

9- França: Sr Denis Pietton

10- Reino Unido: Sr. Alexandre Wykeham Ellis

11- Iraque: Sr. Adel Mustafa

12- Nicarágua: Sra Lorena Del Carmen

13- Polônia: Sr Andrzej Braiter

14- Suiça: Sr André Regli

15- Vietnã: Sr Nguyen Van Kien

16- Kuwait: Sr. Ayadah M. Alsadi

17- República Tcheca: Sr. Jiré Havlík

18- Estados Unidos: Sra. Liliana Ayalde

19- Coreia do Norte: Sr. Kim Thae Jong

 

Fonte: 

Portal Brasil



31/10/2013 16:09


Artigos Relacionados


Presidenta recebe credenciais de 20 novos embaixadores no País

Dilma recebe quatro novos embaixadores no Brasil

Entrega de credenciais marca o início oficial do trabalho de embaixadores estrangeiros no Brasil

Brasil e Índia têm ‘sólidas credenciais’ para lutar contra política monetária expansionista, diz Dilma

Assembléia recebe credenciais para participar da Expointer

Escreve Cartas do Poupatempo abre inscrições para novos voluntários