Entrega de credenciais marca o início oficial do trabalho de embaixadores estrangeiros no Brasil



A presidenta Dilma Rousseff recebeu, no Palácio do Planalto, nesta quinta-feira (31), as cartas credenciais de 19 embaixadores que vão servir aos seus países no Brasil. Em sua conta no Twitter, a presidenta listou os participantes da cerimônia: Botsuana, Guiné Equatorial, Líbano, Honduras, Sri Lanka, Índia, Marrocos, Tunísia, França, Reino Unido, Iraque, Nicarágua, Polônia, Suíça, Vietnã, Kuwait, República Tcheca, Estados Unidos e Coreia do Norte.

“Essa diversidade reflete a amplitude da política externa brasileira. Somos uma das doze nações com relações com todos os países da ONU, mais a Palestina e a Santa Sé”, postou a presidenta.

Para o secretário Reynaldo Colares, do cerimonial do Ministério das Relações Exteriores, esse é um momento muito importante, em que o diplomata estrangeiro tem contato direto com o chefe de Estado brasileiro e começa a exercer plenamente as suas funções no país.

“A presidenta recebeu individualmente cada embaixador, que pôde conversar com ela por alguns minutos, apresentar seus cumprimentos, alguma mensagem do seu chefe de Estado, entregar as cartas credenciais, e apresentar a sua equipe, que o acompanhou, da embaixada, e discorrer brevemente sobre alguns aspectos das relações bilaterais”, explicou o diplomata.

Para o embaixador Alexander Wykeham Ellis este é “o dia um, o dia zero talvez”, do seu trabalho. Em conversa com o Blog do Planalto, o representante do Reino Unido no Brasil revelou que recebeu dicas de literatura da presidenta Dilma; lembrou daquele que, segundo ele, foi o primeiro bolsista brasileiro em seu país – Vinicius de Moraes -, e falou da relação bilateral entre os dois países.

“Nós do Reino Unido somos parceiros do Brasil na transformação social, econômica e humana do Brasil, um país de rápida transformação. Fazemos isso de várias maneiras: em universidades, com muitos estudantes do Ciência sem Fronteiras que vão para o Reino Unido [...]. O primeiro bolsista do Brasil que foi ao Reino Unido, em 1938, vocês sabem quem foi? Vinicius de Moraes, que estudou em Oxford, uma boa escolha”, afirmou Alexander.

Representante do Líbano no Brasil, o embaixador Joseph Sayah também classificou o momento como importante, em que a presidenta Dilma recebeu os embaixadores com carinho para que iniciem seus trabalhos no Brasil.

Fonte:

Blog do Planalto



31/10/2013 17:54


Artigos Relacionados


Dilma recebe cartas credenciais de novos embaixadores

Presidenta recebe credenciais de 20 novos embaixadores no País

Ministra dos Negócios Estrangeiros da Dinamarca realiza visita oficial no Brasil

Entrega de credenciais para posse presidencial

Comissão de Assuntos Municipais mantém entrega de credenciais

Zambiasi entrega credenciais para áreas emancipandas