Dilma receberá dossiê sobre danos causados por chumbo em Santo Amaro
Os petistas Paulo Paim (RS) e Walter Pinheiro (BA) saíram da audiência pública realizada pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), nesta quinta-feira (26), com o compromisso de colocar nas mãos da presidente Dilma Roussef um dossiê sobre a tragédia ambiental que afeta as condições de existência de centenas de moradores da cidade de Santo Amaro, no Recôncavo Baiano. A idéia era entregar a documentação durante o encontro que a presidente teria nesse dia com a bancada de senadores petistas.
Santo Amaro é considerada a cidade mais poluída por chumbo no mundo, de acordo com estudos da Universidade Federal da Bahia e outras instituições. Por mais de três décadas, a Companhia Brasileira de Chumbo (Cobrac) despejou na cidade 490 mil toneladas de rejeitos contaminados por esse e outros metais perigosos (cádmio, mercúrio e outros). O chumbo é associado ao saturnismo, doença que afina braços, provoca dores agudas por todo o corpo, causa impotência sexual nos homens, e, nas mulheres, abortos. O saturnismo também pode causar malformações severas em bebês.
Desativada em 1993, a fábrica deixou um histórico de poluição e doença ainda sem o devido enfrentamento, como ficou patente nos depoimentos de diversos expositores. Mas Walter Pinheiro e Paim, que preside a CDH, se comprometeram em encaminhar agora um conjunto de medidas para que a questão de Santo Amaro passe a ser uma prioridade do governo federal, com ações que devem envolver as áreas de meio ambiente, saúde, justiça e até mesmo esforços no campo das relações exteriores.
- Nem Santo Amaro nem o estado da Bahia têm condições de resolver o problema. É um legado nefasto que só a União tem condições de assumir - argumentou Walter Pinheiro.
Um "PAC pela vida"
O senador foi o propositor da audiência, junto com os colegas da bancada da Bahia, Lídice da Mata (PSB) e João Durval (PDR). Além da entrega do dossiê a Dilma, ele defendeu ainda um debate com o "núcleo central" do governo diante da magnitude dos problemas que precisam ser enfrentados. Sugeriu para o caso um "PAC pela vida", numa alusão ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que destaca os investimentos federais em infraestrutura. Depois, em entrevista, ele citou estudos que indicam a necessidade imediata de destinar cerca de R$ 300 milhões para as ações de descontaminação da cidade, atendimento em saúde, indenizações e aposentadorias especiais, entre outras.
Já para o senador Paim, se a Previdência já concedeu anistia a devedores, até mesmo para maus pagadores, não pode agora negar aposentadoria especial aos que estão contaminados e sem condições de trabalho. Paim é autor também de sugestão para que o Ministério das Relações Exteriores seja acionado para examinar possíveis responsabilidades do governo da França. O senador considerou a hipótese porque a Cobrac, a empresa contaminadora, pertencia à empresa francesa Peñarroya Oxyde. Hoje, por sucessão, quem responde pela empresa desativada é o grupo Trevo.
- Quero que o presidente da França venha ao Brasil e vá a Santo Amaro ver a realidade, e o Brasil tem igualmente de ver a situação. Não dá para manter a invisibilidade em relação a esses fatos - cobrou Paim.
O dossiê que seria levado à presidente Dilma inclui vídeo com imagens de pessoas acamadas e de recém-nascidos com graves deformações físicas. O senador Paim chegou a dizer que, em seus 65 anos de vida, nunca viu nada semelhante. Walter Pinheiro admitiu ter sido impactado pela contundência das imagens e que, por isso, evitou acompanhar todos os slides.
- São imagens que não dá para esquecer. Imaginem a situação de quem tem que lidar com isso no seu próprio corpo - exclamou.
Para ver a íntegra do que foi discutido na comissão, clique aqui.
26/05/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Walter Pinheiro vai pedir a Dilma providências para caso de contaminação por chumbo em Santo Amaro
Começa debate sobre contaminação por chumbo em Santo Amaro
Walter Pinheiro anuncia debate sobre contaminação por chumbo em Santo Amaro da Purificação
Catedral de Santo Amaro receberá R$ 500 mil para restauro
Protocolo de Cartagena adota regras sobre danos causados por transgênicos
A pedido de senadores, Dilma determina solução para desastre ambiental em Santo Amaro