Diminui a desigualdade entre municípios brasileiros, indica pesquisa do Ipea
Caiu a desigualdade de repasse de verbas federais e de indicadores de desenvolvimento humano entre os municípios brasileiros, entre 2002 e 2012. A constatação é do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), por meio da pesquisa Cidades em Movimento: Desafios e Políticas Públicas, divulgada nesta segunda-feira (2), no Rio de Janeiro.
A pesquisa foi apresentada pelo presidente do IPEA, Marcelo Neri, também ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE), e Rogério Boueri, diretor de Estudos e Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais do instituto.
De acordo com os números, em dez anos, as receitas disponíveis nas prefeituras passaram de 6,4% para 8% do Produto Interno Bruto (PIB). O resultado reflete ampliação da arrecadação municipal e de transferências de recursos federais por meio de políticas públicas, segundo, Marcelo Neri, que antecipou os dados em entrevista.
De acordo com Neri, pesaram mais na redução das desigualdades econômicas e de desenvolvimento entre os municípios, principalmente programas de saúde, educação e de assistência social, como o Bolsa Família. Com isso, os maiores beneficiados são aqueles de pequeno ou médio porte.
Outro dado indica que o número de pessoas morando em favelas na região metropolitana de Brasília mais que dobrou em cinco anos. A pesquisa completa, com todos os indicadores, será divulgada nos próximos dias.
Fonte: Portal Brasil com informações do Ipea e da EBC
02/12/2013 19:04
Artigos Relacionados
Ipea apresenta diagnóstico sobre desigualdade de renda entre municípios
Pessimismo do empresariado industrial diminui em novembro, indica pesquisa da CNI
Comentando pesquisa do Ipea, Ideli Salvatti comemora redução da pobreza e da desigualdade
Diminui número de famílias endividadas no País, revela nova pesquisa do Ipea
Rosalba Ciarlini cita estudo do IPEA que demonstra desigualdade entre homens e mulheres
Pesquisa do DataSenado indica apoio de brasileiros a intervenção federal no DF