Diminuição de voos para cidades do interior do Amazonas preocupa senadora
O anúncio feito pela empresa Azul Linhas Aéreas de que vai reduzir, a partir de 11 de setembro, os voos para as cidades de São Gabriel da Cachoeira e Eirunepé, no Amazonas, provocou protestos da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM).
Segundo ela, a diminuição ou interrupção de voos para cidades do interior prejudica a economia local e põe em risco a vida dos que precisam de atendimento médico de urgência num grande centro, por exemplo.
– Um percurso de três horas de São Gabriel da Cachoeira a Manaus via área é feito em 10 dias de barco – alertou.
Segundo a senadora, a Azul justificou a medida dizendo que está acatando orientações da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que faz uma série de restrições ao funcionamento de aeroportos regionais de cidades do interior, fato criticado pela parlamentar.
– A Anac exige de aeroporto em municípios longínquos e pequenos os mesmos itens para Guarulhos, em São Paulo. Em momento algum defendo que a agência abra mão de condições mínimas de segurança para os passageiros, mas é preciso adaptar essas condições a cada um dos municípios – afirmou.
Para ela, a situação é agravada pelo fato de os aeroportos serem mantidos pelas prefeituras, sendo que muitas delas sequer têm recursos para pagar o 13º salário de seus servidores.
– A bancada do Amazonas está atenta e trabalhando junto à Anac para que este problema seja resolvido o mais rápido possível – afirmou.
Violência doméstica
A representante do Amazonas no Senado aproveitou o tempo na tribuna do Plenário para comentar a matéria publicada pelo portal G1 sobre uma mulher de 27 anos que teve os olhos perfurados ao ser torturada pelo marido, em Goiânia.
Segundo a reportagem, a vítima chegou a procurar quatro vezes uma delegacia especializada, mas não obteve atendimento adequado.
– Não é possível que um caso destes aconteça depois que lutamos tanto para conseguir a instalação de delegacias especializadas no atendimento à mulher – lamentou.
Vanessa Grazziotin disse que a Procuradoria Especial da Mulher do Senado vai acompanhar o caso e sugeriu que um grupo de parlamentares se encontre com a vítima para ajudá-la na recuperação.
04/09/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Aneel aprova reajuste tarifário no Amazonas e em duas cidades do interior paulista
Senadora comemora aumento de voos na Copa, mas teme estrutura de aeroportos
Mozarildo critica pouca oferta de voos para interior do país
Circuito Cultural Paulista levará espetáculos para 80 cidades do interior e litoral
Cultura: Secretaria anuncia programa para salas de cinema no interior e periferia de grandes cidades
SP leva mais 76 creches a cidades do interior