Mozarildo critica pouca oferta de voos para interior do país



O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) lamentou, em discurso no Plenário nesta quinta-feira (23), a pouca oferta de voos para passageiros do interior e o fato de poucas empresas dominarem o mercado aéreo brasileiro concentrando suas atividades nas capitais.

O senador citou a pesquisa “Redes e Fluxos do Território - Ligações Aéreas 2010”, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e publicada por vários jornais nos últimos dias. Segundo a pesquisa, metade do tráfego aéreo se concentra em apenas 24 trechos e os passageiros do interior terminam pagando mais e gastando mais tempo com as viagens. A pesquisa concluiu, disse o senador, que a concentração não é ruim para a empresa, que pode reduzir custos, mas é péssima para o passageiro.

Como exemplo da diferença de preços que a concentração provoca, Mozarildo registrou que o preço médio da passagem aérea em Brasília é de R$ 200, enquanto em Tabatinga (AM) o valor médio do trecho fica em R$ 1,3 mil. Ele também reclamou do tempo das viagens. Como exemplo, falou do trecho de Tabatinga (AM) a Teresina (PI), que dura em média 35 horas de viagem, devido às conexões.

Para Mozarildo, uma medida que poderia amenizar a situação seria o investimento em linhas aéreas regionais. O senador é autor do projeto de lei do Senado (PLS) 130/2001, que dispõe sobre o adicional tarifário para linhas aéreas regionais suplementadas. Pelo projeto, um valor do que é cobrado nas passagens aéreas  seria destinado a subsidiar os voos regionais. Mozarildo, no entanto, lamentou que o projeto esteja parado na Câmara dos Deputados. O senador ainda disse que o governo já prometeu investimentos nesse setor, mas por enquanto nada ocorreu de concreto.

– É muito importante que a presidente Dilma se debruce sobre esse tema. É hora de o governo colocar uma disciplina e um incentivo no setor – afirmou o senador.

Em aparte, a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) elogiou o pronunciamento do colega. Ela registrou que o assunto é importante para todo o Brasil, mas em especial para o povo da Amazônia. Segundo Vanessa, voar pode ser um luxo para muitos passageiros, mas é uma necessidade para os brasileiros da região amazônica, por conta das distâncias e das dificuldades de acesso.



23/05/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mozarildo quer mais médicos para o interior do país

Oferta semanal de voos brasileiros para América do Sul cresce 26%

Diminuição de voos para cidades do interior do Amazonas preocupa senadora

Companhias aéreas retomam parte dos voos para Sul do País

Novos voos levarão europeus para as cinco regiões do País

País lança plano para garantir oferta de etanol