Diplomatas brasileiros acompanharão preparativos para Jogos Olímpicos de Londres



O comércio bilateral, as Olimpíadas e a reforma do Conselho de Segurança das Nações Unidas foram alguns dos temas discutidos pelos ministros das Relações Exteriores, Antonio Patriota, e dos Negócios Estrangeiros britânico, William Hague, na quarta-feira (18).

Patriota lembrou que os dois países serão os próximos a sediar os Jogos Olímpicos e agradeceu a oferta britânica para que diplomatas brasileiros acompanhem o trabalho de recepção das delegações estrangeiras para os jogos londrinos.

“Em matéria de programas esportivos, já temos dois acordos assinados e algumas iniciativas em curso. Achamos muito interessante a oferta de que até dez diplomatas brasileiros participem do esforço do Ministério de Relações Exteriores britânico no recebimento de delegações estrangeiras durante os Jogos Olímpicos”. Londres será a sede dos Jogos Olímpicos deste ano e o Rio de Janeiro dos jogos de 2016.

Outro tema tratado no encontro foi o acordo de livre comércio entre a União Europeia e o Mercosul. Patriota disse que o governo brasileiro valoriza muito o apoio do Reino Unido para a concretização do acordo e disse esperar que as negociações avancem neste ano.

“A presidenta Dilma Rousseff foi a Bruxelas [sede da União Europeia] no ano passado para um diálogo de parceria estratégica com a União Europeia. O Reino Unido é particularmente um entusiasta e apoia [o acordo] de maneira pragmática e realista”.

Por sua vez, Hague disse que expansão do comércio entre Brasil e Reino Unido é uma prioridade para o governo britânico assim como o acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia.

Ele também manifestou apoio à reforma do Conselho de Segurança das Nações Unidas e a reivindicação brasileira de um assento permanente no Conselho de Segurança da organização.

Patriota informou, ainda, que fez um convite para que o Reino Unido enviasse ao Brasil representantes para a Conferência Rio+20, programada para ser realizada entre 13 e 22 de junho, no Rio de Janeiro. “Convidamos o Reino Unido a participar das discussões da Rio+20, não só no nível político, mas também na parte que irá reunir representantes do mundo acadêmico, empresários e especialistas.”

A Rio+20 terá, além das discussões políticas, um fórum de diálogo para que a sociedade civil organizada participe das discussões sobre as mudanças climáticas.

O ministro Hague ficará no Brasil até quinta-feira (19), quando irá ao Rio de Janeiro para um encontro com o governador Sérgio Cabral e com o comandante da Marinha, Almirante-de-Esquadra Julio Soares Moura Neto.

 

Fonte:
Agência Brasil



19/01/2012 10:38


Artigos Relacionados


Seleção brasileira masculina de basquete é convocada para os Jogos Olímpicos de Londres

Divulgada lista da equipe de hipismo dos Jogos Olímpicos de Londres

Delegação brasileira terá 259 atletas nos Jogos Olímpicos Londres 2012

Bolsista de 15 anos conquista primeira vaga nos Jogos Olímpicos de Londres

Brasil terá velejadores bolsistas em sete classes nos Jogos Olímpicos de Londres

Brasileiros participam de Jogos Olímpicos de Inverno na Áustria