Direitos Humanos acompanha nova busca por desaparecidos políticos em Xambioá



A ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), Maria do Rosário, acompanha nesta quarta-feira (27), em Xambioá (TO), as buscas por corpos de mortos e desaparecidos políticos da Guerrilha do Araguaia. As escavações foram reiniciadas na segunda-feira (25) e estão sendo realizadas pelo Grupo de Trabalho do Araguaia (GTA) no cemitério local.

Além de acompanhar o trabalho de escavação, a ministra vai se encontrar com o governador de Tocantins, Siqueira Campos, além de autoridades locais e a coordenação do GTA.

A expedição de busca pelos corpos é coordenada pela SDH em parceria com os ministérios da Justiça e da Defesa. A escavações vão até 4 de agosto. Após as buscas, o grupo de trabalho deverá apresentar relatório das atividades e planejamento de novas ações.

Criado em maio deste ano, o Grupo de Trabalho Araguaia nasceu a partir da reformulação das atividades do Grupo de Trabalho Tocantins (GTT). O grupo foi criado em cumprimento à determinação judicial de 2009, da juíza da 1ª Vara Federal do Distrito Federal, Solange Salgado, que atribui ao governo brasileiro a responsabilidade pelas buscas dos corpos dos desaparecidos políticos.

A última expedição do GTT a Xambioá deixou alguns pontos de escavações em aberto e sem analise por conta da temporada de chuvas. Informações de moradores locais, familiares, estudiosos e militares orientam a procura pelos corpos.

Em 2009, foram encontrados no local das buscas os restos mortais de Bergson Gurjão Farias e Maria Lúcia Petit. Uma das pistas do grupo é o relato de uma testemunha que teria ajudado o pai, na época, a abrir valas no cemitério. Ele afirma recordar-se da existência de quatro corpos em uma mesma vala.


Fonte:
Secretaria de Direitos Humanos



27/07/2011 14:58


Artigos Relacionados


Direitos Humanos lança livro sobre a busca de desaparecidos políticos da ditadura

Grupo de Trabalho do Araguaia retoma busca por desaparecidos políticos em Xambioá (TO)

Busca por desaparecidos políticos em Xambioá resgata vestígios de mais uma pessoa

Busca por desaparecidos políticos em Xambioá resgata vestígios de mais uma pessoa

Expedição para localizar desaparecidos políticos retorna à Xambioá/TO

Secretaria de Direitos Humanos acompanha chacina de Campinas