Direitos Humanos lança livro sobre a busca de desaparecidos políticos da ditadura
A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (Sedh) lançou nesta terça-feira (21) o livro “Habeas Corpus – a Busca dos Desaparecidos Políticos no Brasil”, que traz informações recolhidas ao longo de décadas a respeito da possível localização dos restos mortais de mortos e desaparecidos políticos durante a ditadura que dominou o Brasil entre 1964 e 1985.
Durante a solenidade de lançamento, também foi aberta exposição sobre o ex-deputado Rubens Paiva, até hoje considerado desaparecido. A exposição fica no Rio de Janeiro até o final do ano e pode ser visitada gratuitamente. Depois, seguirá para outras capitais brasileiras.
O coordenador geral do projeto Direito à Memória e à Verdade da SDH, Maurice Politi, explicou o objetivo da mostra. “Esta exposição traz momentos de sua vida familiar e profissional, assim como momentos na sua batalha pela democracia. A exposição põe em evidência, acima de tudo, uma dívida do Estado brasileiro, ainda não resgatada”.
Na mesma oportunidade foi lançado o livro “Movimento Humanos Direitos – Uma história de Luta Coletiva”, a respeito do grupo que reúne artistas como Wagner Moura, Camila Pitanga, Letícia Sabatella, além de outros profissionais.
O livro é fruto de uma parceria do Movimento Humanos Direitos com a Sedh, e reúne entrevistas publicadas com artistas na sete primeiras edições da Revista Direitos Humanos. O primeiro entrevistado foi Augusto Boal, talvez um dos últimos depoimentos de sua vida, antes de sua morte em maio de 2009.
A atriz Dira Paes, atual presidente do Movimento Humanos Direitos, agradeceu a oportunidade e destacou a importância da materialização das entrevistas em livro. “É uma honra poder documentar todas essas histórias”, disse.
Fonte:
Sedh
21/12/2010 19:30
Artigos Relacionados
Direitos Humanos acompanha nova busca por desaparecidos políticos em Xambioá
Direitos Humanos lança hoje livro sobre a pobreza no Brasil
Direitos Humanos e USP promovem exposição sobre ditadura
Jornalistas do DF falam sobre violação de direitos humanos na ditadura
Grupo de Trabalho do Araguaia retoma busca por desaparecidos políticos em Xambioá (TO)
Busca por desaparecidos políticos em Xambioá resgata vestígios de mais uma pessoa