Direitos Humanos e Conanda divulgam nota sobre violência policial contra adolescente no AM
A Secretaria de Direitos Humanos (Sedh) e o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) divulgaram nota conjunta nesta quinta-feira (24) a respeito das imagens veiculadas pela imprensa, que mostram um menino de 14 anos sendo baleado por um policial no estado do Amazonas.
De acordo com a nota, as imagens divulgadas demonstram uma grave violação de direitos humanos. “É inaceitável que num Estado democrático de direito agentes públicos protagonizem cenas bárbaras como as referidas. Essa situação deve ser repudiada por todos aqueles que defendem a dignidade humana e acreditam que a segurança pública deve estar comprometida com a lei e com os princípios de direitos humanos” diz o texto.
Na opinião dos órgãos, o adolescente foi covardemente agredido e baleado, sem nenhuma chance de defesa ou fuga, cercado por cinco policiais. Além da violência, houve má fé no documento de registro da ocorrência dos fatos, que apresentou condições muito diferentes do que as imagens indicam.
Segundo o texto, os atos de violência cometidos pelos policiais contra o adolescente são também uma afronta ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que prevê a proteção e a atenção integral, com absoluta prioridade, a essa parcela da população, por entendê-la em situação especial em razão da sua condição de pessoa em fase de desenvolvimento. O Estado e seus agentes, portanto, devem ser os primeiros a dar o exemplo para a sociedade.
“O artigo 5º do ECA e o artigo 227 da Constituição Federal resguardam que as crianças e adolescentes não serão objeto de qualquer forma de violência, crueldade e opressão. De forma que os responsáveis pelo ato covarde devem ser rigorosamente punidos, assim como seus superiores hierárquicos que foram omissos diante da apuração do fato – o crime foi cometido em agosto de 2010 e somente agora os agentes foram afastados de suas funções”, diz o documento.
A Sedh e o Conanda encerram a nota afirmando que acompanharão os desdobramentos e sempre condenarão atitudes que violem os direitos fundamentais, onde quer que ocorram.
Fonte:
Sedh
24/03/2011 21:15
Artigos Relacionados
Comissão de Direitos Humanos debate violência policial
Direitos Humanos faz bate-papo virtual sobre 21 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente
Seretaria de Direitos Humanos repudia violência contra criança
Comissão de Direitos Humanos debate violência contra idoso
Comissão de Direitos Humanos vai debater violência sexual contra mulheres
Direitos Humanos divulga nota sobre presído de Pedrinhas