Diretor da Polícia Federal e secretários discutem financiamento para segurança



Em audiência pública na quarta-feira (30), às 15h, a Comissão Especial de Segurança Pública - destinada a debater e propor soluções para o financiamento do setor - ouvirá o diretor-geral da Polícia Federal, Leandro Daiello Coimbra, e os secretários de Segurança do Mato Grosso, Alexandre Bustamante dos Santos, e da Paraíba, Cláudio Coelho Lima. Também devem participar do debate representantes do Ministério da Justiça e da Frente Nacional de Prefeitos.

Presidida pelo senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) e tendo como relator o senador Pedro Taques (PDT-MT), a comissão, instalada no dia 2 de outubro, tem prazo de 90 dias para propor um novo modelo de segurança pública, partindo das propostas já em tramitação no Senado. Para isso, vem realizando audiências públicas sobre os diversos temas que envolvem a questão.

Em 2011, como relator da comissão temporária externa que acompanhou as ações da Política Nacional de Segurança Pública, Pedro Taques apontou o baixíssimo índice de execução orçamentária dos programas do setor segurança e Justiça, “demonstrando que não há o compromisso efetivo do governo federal com a implementação das políticas públicas nesta área”.

Durante a instalação da comissão especial, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), declarou que estados e municípios estão “estrangulados pelo centralismo fiscal” e defendeu a vinculação orçamentária, ainda que temporária, para o setor de segurança.

A comissão também é composta pelos senadores Lindbergh Farias (PT-RJ), Eduardo Braga (PMDB-AM), Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), Armando Monteiro (PTB-PE), Eunício Oliveira (PMDB-CE), Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), Sérgio Souza (PMDB-PR), Inácio Arruda (PCdoB-CE) e Flexa Ribeiro (PSDB-PA).



28/10/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senadores discutem financiamento da Saúde com secretários do setor

Comissão de Inteligência ouve diretor da Polícia Federal

Senadores discutem combate ao 'crack' com representantes da Polícia Federal

Tuma diz que confia no diretor da Polícia Federal no caso Waldomiro

CPI DO ROUBO DE CARGAS OUVE DIRETOR DA POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL

CÂMARA CONVIDA CCJ A PARTICIPAR DA AUDIÊNCIA DO DIRETOR DA POLÍCIA FEDERAL