Diretor do Ministério das Comunicações defende o papel dos telecentros na inclusão digital



Em pronunciamento realizado na tarde desta quarta-feira, durante a Conferência Nacional Preparatória de Comunicações realizada no auditório Petrônio Portella do Senado, o diretor do Departamento de Serviços de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações, Heliomar Medeiros de Lima, afirmou que os telecentros - centros equipados com computadores conectados à Internet - têm um importante papel no processo de inclusão digital no Brasil. Para ele, os telecentros são uma etapa deste processo, que deve ser expandido posteriormente aos domicíliosdos brasileiros que não tem acesso à Internet.

Heliomar ainda se referiu ao Governo Eletrônico - Serviço de Atendimento ao Cidadão (Gesac), como o "maior programa de inclusão digital do governo brasileiro". Criado em 2002, o programa pretende - segundo o site do Ministério das Comunicações - levar conexão de alta velocidade a 5.565 municípios, instalando infra-estrutura para formação de rede e estabelecendo "pontos de presença" (espaço onde ficam os computadores) onde o cidadão possa ter acesso gratuito à Internet.

Em outra palestra ocorrida no dia, o consultor legislativo da Câmara dos Deputados Vilson Vendana afirmou que o acesso do cidadão à Internet não pode ser restrito à escolas e telecentros. Vendana disse que os telecentros são, muitas vezes, "apropriados por poucos", o que implicaria em uma necessidade de levar à Internet à casa do brasileiro.

Também participaram do painel o presidente da Cisco Brasil, Pedro Ripper, que fez um diagnóstico da inclusão digital no Brasil, elencando a barreira geográfica (dificuldade de acesso a certas regiões) e os altos preços do acesso à Internet e dos impostos como principais dificuldades do processo no país; e Oswaldo Oliva Neto, assessor especial do Presidente da República, que listou as prioridades do programa de inclusão digital do governo brasileiro e afirmou que o país carece da combinação de três tipos de conexão (fixa, rádio e satélite) para ampliar o acesso à Internet em todo o seu território.

A conferência está sendo organizada pela Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática do Sendo, pela Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara, pelo Ministério das Comunicações e pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).



19/09/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ministério das Comunicações vai implantar 8,9 mil novos telecentros

Com foco na inclusão digital, Telecentros são interligados em rede

Ministério das Comunicações vai repor telecentros atingidos por enchentes e deslizamentos

‘Comunicações’ fecha parcerias para inclusão digital em capitais

Comunicações vai coordenar políticas de inclusão digital do governo, diz Paulo Bernardo

Ministério das Comunicações promove treinamento de TV Digital no Chile