‘Comunicações’ fecha parcerias para inclusão digital em capitais
O Ministério das Comunicações firmou novas parcerias que vão garantir o funcionamento de cinco Centros de Recondicionamento de Computadores (CRCs). Os centros fazem parte do projeto Computadores para Inclusão, que promove a inclusão digital e a formação de jovens de baixa renda com oferta de oficinas, cursos e outras atividades. Os convênios firmados são para CRCs com sede em Brasília, Recife, Belo Horizonte, Curitiba e João Pessoa.
O coordenador-geral de Formação da Secretaria de Inclusão Digital do ministério, Diego Aguilera, diz que dois desses convênios fazem parte de um novo modelo e foram firmados com as prefeituras de Curitiba e João Pessoa. “A intenção é que esse tipo de parceria aumente futuramente”, reforça. Nas duas capitais, serão instalados Centros Municipais de Recondicionamento de Computadores.
Os outros três centros beneficiados já existiam e tiveram os convênios renovados. Para dar continuidade ao projeto, foram selecionadas a Associação de Apoio à Família, ao Grupo e à Comunidade (Afago), que fica na cidade-satélite do Gama (DF), e a União Brasileira de Educação e Ensino (UBEE), em Recife (PE).
Também foi renovado o convênio para manter com a Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte (Prodabel), que mantém um CRC desde 2012.
As parcerias terão vigência até dezembro de 2015 e a previsão é de que 2,5 mil jovens de baixa renda sejam formados em cursos profissionalizantes e de ressocialização durante a vigência das parcerias.
Com os cursos e oficinas oferecidos, mais de 2 mil computadores devem ser recondicionados e distribuídos gratuitamente para bibliotecas, prefeituras, telecentros e escolas. Os cinco convênios totalizam um investimento de R$ 3,2 milhões do MiniCom.
Fonte:
22/01/2014 15:07
Artigos Relacionados
Comunicações vai coordenar políticas de inclusão digital do governo, diz Paulo Bernardo
Diretor do Ministério das Comunicações defende o papel dos telecentros na inclusão digital
Governo fecha parcerias para 3 mil moradias e urbanização de 3,5 mil lotes
Ministério das Comunicações garante espaço para comunitárias na TV digital
Ministério das Comunicações apresenta vantagens da TV Digital para delegação de Botsuana
TV Senado será transmitida com sinal digital aberto para todas as capitais