DISCRIMINAÇÃO CONTRA PIAUÍ EM LIVRO DIDÁTICO REVOLTA HUGO NAPOLEÃO



O senador Hugo Napoleão (PFL-PI) denunciou um erro da Módulo-Editora e Desenvolvimento Educacional, empresa de Curitiba que editou um livro de Geografia sob encomenda do Ministério da Educação e excluiu o estado do Piauí do mapa geográfico e político brasileiro. Com um "misto de indignação, tristeza, revolta e perplexidade", o senador pediu o encaminhamento de ofício ao ministro da Educação, solicitando providências para a reparação do erro e punição da editora.

A publicação é o livro Geografia: Segunda Série do Primeiro Grau, de autoria dos professores Herculano de Souza e Carmem Lúcia Gabardo. No entender de Napoleão, "a atitude da Editora Módulo é um acinte a todos os piauienses e uma demonstração, também, de que o Ministério da Educação deve ficar mais atento e fiscalizar, de forma mais efetiva, os processos de elaboração dos livros didáticos, destinados às escolas brasileiras". O senador lamentou e repudiou, ainda, a apreciação "depreciativa" do fato feita pelo apresentador Jô Soares, em seu programa da TVS, ainda que posteriormente o apresentador tenha pedido desculpas ao povo do Piauí.

Hugo Napoleão classificou o livro como "exemplo explícito da pedagogia da pilhéria e do uso fácil e abusivo do dinheiro público, em detrimento dos interesses nacionais e de uma coletividade". A descoberta do erro, revelou o senador, foi feita graças "ao criterioso trabalho do Instituto de Ensino Dom Barreto, do Piauí". Em seu ofício ao ministro da Educação, ele pede a imediata retirada de circulação do livro, que informe ao Senado e ao povo do Piauí quais as providências legais, administrativas e pedagógicas que está adotando, além de punir "exemplarmente" a editora e requerer ao ministério público a avaliação da possibilidade de promover ação judicial para "apuração das responsabilidades civis, administrativas e penais, se for o caso".



18/03/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


HUGO NAPOLEÃO REPERCUTE DENÚNCIAS CONTRA GOVERNO DO PIAUÍ

O senador Hugo Napoleão é o novo governador do Piauí

Hugo Napoleão destaca a qualidade da medicina no Piauí

HUGO NAPOLEÃO CRITICA ESTADO DE ESTRADAS FEDERAIS NO PIAUÍ

HUGO NAPOLEÃO CHAMA ATENÇÃO PARA VIOLÊNICIA NO PIAUÍ

HUGO NAPOLEÃO: "VIOLÊNCIA NO PIAUÍ NÃO É QUESTÃO POLÍTICA, MAS DE POLÍCIA"