Discussões técnicas marcam reuniões de Imprensas Oficiais na capital
Representantes das Imprensas Oficiais do Brasil trocam experiências técnicas e discutem os rumos do segmento
Debates sobre certificação digital, processos produtivos e inovações tecnológicas marcaram a 49ª Reunião das Imprensas Oficiais e a 16ª Reunião Técnica na Área de Tecnologia da Informação, realizadas em São Paulo. O encontro foi promovido pela Associação Brasileira de Imprensas Oficiais (Abio).
O primeiro dia dos trabalhos aconteceu na sede da Imprensa Oficial de São Paulo, no bairro da Mooca. O presidente da Imprensa Oficial de São Paulo, Marcos Monteiro, destacou a relevância do intercâmbio. "As reuniões são importantes para as Imprensas Oficiais porque permitem um amplo debate e uma excelente troca de experiências técnicas", afirmou.
O presidente da Abio, Fernando Tolentino de Sousa Vieira, falou sobre a amplitude da iniciativa ao reunir técnicos e executivos. "Neste fórum teremos condições de realizar um debate mais aprofundado, apontando alternativas e buscando soluções".
José Roberto Vieira, do departamento de Sistemas Corporativos da Imprensa Oficial de São Paulo, falou das vantagens obtidas com a padronização do processo produtivo do Diário Oficial de São Paulo. Segundo explicou, cerca de 2,5 mil arquivos são recebidos diariamente de 1,1 mil pontos de transmissão em todo o Estado. "Conseguimos melhorar a qualidade no recebimento das matérias, adiantar todo o processo e terminar a impressão mais cedo", disse.
O histórico e a evolução do Clipping de Notícias produzido pela Imprensa Oficial de São Paulo foram apresentados pelo supervisor Gabriel Zeitune. Segundo ele, desde 2001 o produto é feito na Imesp. "Atualmente produzimos os Clippings de Governo, Prefeitura, Revista, Interior e Saúde. Para isso 12 jornais e 10 revistas são clipados e 160 sites monitorados. Produzimos uma média diária de 490 páginas de segunda a sexta-feira e 360 páginas produzidas aos sábados e domingos".
Zeitune anunciou que entre os próximos passos estão a ampliação do monitoramento de veículos de informação clipados, a busca por palavras-chave e o iClipping, disponível no iPad. "Com a ampliação das plataformas eletrônicas, esperamos manter 24 horas de cobertura de notícias. Hoje não temos como fazer isso no clipping impresso".
Experiências de outros Estados
O gestor do Diário Oficial Digital de Mato Grosso (IOMAT), Roberto Sarto, explicou o processo de migração da versão impressa do Diário Oficial de seu Estado para a eletrônica.
De 1,6 mil exemplares diários, a IOMAT produz hoje apenas quatro edições: um para a Imprensa, dois para o Arquivo Público e um para a Assembleia Legislativa. Segundo ele, o processo de migração não foi traumático e diariamente são registrados cerca de 8 mil acessos. "Não recebemos reclamação por termos apenas a versão eletrônica e em uma enquete, 70% das pessoas considerou o DO on-line ótimo e bom". Sarto explicou que o portal é criptografado e que um protocolo de intenções foi assinado com a Imprensa Oficial de São Paulo para que ele passe a ser certificado digitalmente.
O gerente de tecnologia de segurança e inovação da Companhia Riograndense de Artes Gráficas (Corag), Arnaldo Rodrigues, detalhou o trabalho na área de concursos públicos. Além da impressão, a Corag desenvolveu solução para a correção das provas. Depois da aplicação das provas, recebem a grade de respostas, geram os dados e divulgam a relação de aprovados. "Estamos realizando agora um concurso para o magistério com 69.800 candidatos inscritos em todo o Estado. A rentabilidade é bem interessante porque agregamos valor ao serviço gráfico", comemora.
Tecnologia a serviço da informação
A transparência dos negócios realizados pelas prefeituras municipais foi o tema da primeira palestra. O designer gráfico da Imprensa Oficial de São Paulo, Lucas Maranhão Matis Pereira, traçou um comparativo entre a proposta apresentada pela Associação de Transparência Municipal (ATM) à Abio e as soluções disponíveis na Imprensa Oficial de São Paulo.
Ele apresentou como exemplo o Portal e-negocioscidadesp produzido pela Imprensa Oficial paulista e destinado à divulgação de todos os negócios públicos realizados na Prefeitura e publicados no Diário Oficial da cidade. "Tecnologicamente estamos estruturados para realizar todo o processo, até a impressão", explicou. Entre as vantagens competitivas da Imprensa Oficial, segundo Lucas Matis, estão a certificação digital de ponta a ponta no processo, a publicação em PDF on-line, a pré-visualização da publicação, a pesquisa por palavra-chave e a customização do visual.
Os representantes das Imprensas Oficiais decidiram que a Imprensa Oficial de São Paulo e a Imprensa Oficial do Rio Grande do Sul - que já fazem os sites de alguns Diários Oficiais Municipais - podem atender as demais Imprensas. "A proposta da Imesp é de uma relação com as outras Imprensas, disponibilizando os nossos softwares e experiências, e instrumentando-as para que se relacionem com seus municípios. Não podemos permitir que outras empresas agenciem a venda de publicações dos Diários Oficiais. Temos condições de oferecer este serviço", defendeu Marcos Monteiro.
Plano de comunicação
O presidente da Abio, Fernando Tolentino, apresentou às associadas o plano de comunicação da entidade e o assessor de imprensa Alexandre Ribondi. "Precisamos colocar a Abio na mídia geral, nacionalmente. Assim levaremos informação e daremos transparência ao trabalho da Abio e de suas associadas", disse Tolentino.
Entre os produtos a serem produzidos estão a edição de uma publicação impressa que será distribuída para formadores de opinião, autoridades e dirigentes de Imprensas Oficiais; e um boletim interno da Abio que será recebido por todos os associados. O site da associação será reformulado e além de notícias da Abio, terá também prestação de serviços para as Imprensas Oficiais.
A primeira edição do impresso será produzido na Imprensa Oficial de São Paulo e será pautado por todas as Imprensas Oficiais. "Não vejo a hora de ver como vai ser realmente a cara destas publicações. Vamos trabalhar juntos para saber sobre nós mesmos e para que a opinião pública saiba do nosso trabalho", falou Ribondi.
4º Fórum Redboa
Marcos Monteiro apresentou ao grupo a conclusão dos trabalhos realizados no 4º Fórum da Rede de Boletins Oficiais da América (Redboa), realizado na cidade do México - México, nos dias 10, 11 e 12 de novembro do ano passado. O encontro contou com a participação dos presidentes dos Diários Oficiais do México, Guatemala, Uruguai, Chile, Argentina, Paraguai e de alguns Estados do Brasil. "Nos reunimos inicialmente no Chile e posteriormente no México para discutirmos questões comuns aos Diários das Américas".
A edição eletrônica dos Diários Oficiais, formas de construção, segurança no armazenamento de dados entre outros temas estiveram na pauta. Monteiro ressaltou que essa discussão foi desencadeada em virtude de o Chile ter sido obrigado a adotar a edição de seu DO Empresarial no formato eletrônico por decisão de seu Congresso.
"A Abio defendeu sua posição de manter a impressão dos Diários Oficiais, mas colocou-se participativa ao discutir essas questões relacionadas aos diários eletrônicos", destacou. Segundo Monteiro quanto à segurança e à confiabilidade das informações, a Abio propôs a assinatura eletrônica e a certificação digital como garantia de todo o processo.
Os participantes acertaram também detalhes sobre o 6º Fórum Internacional das Imprensas Oficiais dos Países de Língua Portuguesa, que será realizado no Rio de Janeiro, nos dias 22, 23 e 24 de março.
Para encerrar a agenda em São Paulo, o grupo assistiu à palestra sobre o futuro do livro digital. Eduardo Melo, fundador e diretor-executivo da empresa Simplíssimo, que trabalha com livros digitais desde 2007, falou sobre os formatos digitais e os tipos de conversão possível do formato impresso para o digital.
Da Agência Imprensa Oficial
03/03/2012
Artigos Relacionados
Imprensas Oficiais reelegem Sérgio Kobayashi presidente
EDITORAÇÃO DISCUTE CUSTOS E PRODUTIVIDADE COM TÉCNICOS DE IMPRENSAS OFICIAIS
Apresentações técnicas de reuniões do Copom são divulgadas
Comissões técnicas realizam reuniões no interior
Comissões técnicas realizam reuniões no interior
Ciclo de reuniões discute técnicas jurídicas na saúde pública