Distribuição de Vitamina A supera em 85% meta de campanha



Com a medida, o governo  pretende reduzir os casos de deficiência de Vitamina A em 5% ao ano

A mobilização para que crianças recebessem a suplementação de Vitamina A durante a campanha de multivacinação atingiu 737.458 crianças até cinco anos. O número é 85% superior à meta que era de 400 mil crianças.  A ampliação da estratégia de suplementação nutricional faz parte da ação Brasil Carinhoso para enfrentar a extrema pobreza.

Durante a campanha de multivacinação, foram priorizados os estados do Norte e Nordeste, e as cidades das regiões do Vale do Mucuri e Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, totalizando 2.434 municípios. Porém, a suplementação de vitamina A é realizada durante a rotina de Atenção Integral à Saúde das crianças nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do País. Todos os municípios do Plano Brasil Sem Miséria já receberam o nutriente para a ampliação do programa de suplementação nutricional. Até o mês novembro, cerca de 3,2 milhões de crianças receberam a vitamina.

Para o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a medida vai impactar diretamente na redução da mortalidade infantil. “Temos um desafio que é cuidar do pleno desenvolvimento de cada uma das crianças brasileiras. Com a suplementação, reduzimos o risco de doenças infecciosas e melhoramos também o desenvolvimento cognitivo dessa criança, o seu desempenho na escola e nas outras atividades”, destacou.

O Ministério da Saúde está investindo cerca R$ 30 milhões para ampliar o programa de suplementos nutricionais, que também inclui a distribuição de sulfato ferroso para crianças de seis a 24 meses. Com essas medidas, pretende reduzir os casos de anemia na primeira infância em 10% e a deficiência de Vitamina A em 5% ao ano.