Distrito Federal e Entorno terão postos de recolhimento de armas 24h
Foi lançada, nesta terça-feira (22), a Campanha Nacional do Desarmamento no Entorno do Distrito Federal. A mobilização na região traz uma novidade: oitos postos de recolhimento funcionarão 24 horas. Uma delegacia em Luziânia (GO) e um batalhão da Polícia Militar em Águas Lindas (GO) já começaram a operar diuturnamente.
Nas próximas semanas, cinco delegacias em Goiânia e uma delegacia em Aparecida de Goiânia também passarão a recolher armas ininterruptamente. No total, o estado de Goiás conta com 114 postos de coleta de armas. A idéia é reforçar a iniciativa em uma região com altos índices de criminalidade.
O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, afirmou que a atuação no Entorno do Distrito Federal só será bem sucedida com integração: “É somando esforços e experiências das forças policiais federal, de Goiás e do DF que combateremos a violência. O desarmamento é um dos caminhos para que a população também se integre a esse processo de mudança”, defendeu Cardozo.
Na opinião do governador do Distrito federal, Agnelo Queiroz, o desarmamento é um caminho para salvar vidas. “Cada arma que sai de circulação diminui mortes, acidentes, tragédias”, afirmou.
O Distrito Federal foi uma das primeiras unidades da federação a aderir à Campanha Nacional do Desarmamento. Desde maio, cerca 450 armas foram retiradas de circulação. Já o estado de Goiás, que firmou parceria com o Ministério da Justiça em julho, arrecadou cerca de 500.
Balanço e novidades
A Campanha Nacional do Desarmamento recolheu cerca de 32 mil armas desde maio. A edição 2011 trouxe importantes novidades: a indenização pela entrega de cada armamento (de R$ 100 a R$ 300, a depender do tipo de arma) passou a ser efetivada de maneira mais ágil (de 24 horas até 30 dias após a entrega), foi garantido anonimato, ou seja, o cidadão que entrega sua arma não precisa se identificar. A rede de postos de recolhimento foi ampliada, possibilitando o cadastro de entidades da sociedade civil organizada como postos de coleta. Além disso, a arma passou a ser inutilizada no momento da entrega, para posterior destruição e descarte definitivos.
Mais informações, aqui.
Fonte:
Ministério da Justiça
22/11/2011 19:47
Artigos Relacionados
Governo criará rede nacional de postos para recolhimento de armas de fogo
Projeto cria Fundo do Entorno do Distrito Federal
CDR debate segurança pública do Distrito Federal e Entorno
Força Nacional vai atuar em 20 cidades no Entorno do Distrito Federal
CDR vota projeto que cria o Fundo do Entorno do Distrito Federal
Cristovam propõe escola técnica no Entorno do Distrito Federal