Projeto cria Fundo do Entorno do Distrito Federal



Projeto na pauta da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) desta terça-feira (3) cria o Fundo do Entorno do Distrito Federal (FEDF). O projeto, de autoria do ex-senador Marconi Perillo (PSDB-GO), atual governador goiano, tem como objetivo prestar assistência financeira aos municípios da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride-DF) para a manutenção da segurança pública e a execução de serviços públicos de saúde e educação.

O Fundo, de acordo com a proposta, terá como fontes de recursos verbas da lei orçamentária da União e dos orçamentos dos estados de Goiás, Minas Gerais, Distrito Federal e dos municípios do Entorno; contribuições de entidades públicas ou privadas nacionais e internacionais; aplicações financeiras e transferências de outros fundos.

De acordo com o autor do projeto, a maior parte das pessoas que se instalam nos municípios do entorno carece de qualificação profissional e acaba por se juntar ao contingente populacional de desempregados e subempregados, uma vez que nem o Distrito Federal, nem os municípios possuem estrutura econômica adequada para gerar quantidade de empregos necessária.

“Além dos serviços de saúde e de educação do Distrito Federal demandados pela população do entorno, a área de segurança pública sofre os reflexos da expansão populacional desordenada”, argumenta na justificação do projeto.

A proposta tem parecer favorável da senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO) e será analisada também pela Comissão de Assuntos Econômicos, em decisão terminativa.



30/03/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


CDR vota projeto que cria o Fundo do Entorno do Distrito Federal

Adiada votação de projeto que cria Fundo do Entorno do Distrito Federal

CDR pode votar projeto que cria Fundo do Entorno do Distrito Federal

Marconi Perillo propõe criação do Fundo do Entorno do Distrito Federal

CDR debate segurança pública do Distrito Federal e Entorno

Distrito Federal e Entorno terão postos de recolhimento de armas 24h