Diversificação em áreas cultivadas com tabaco é tema de workshop
A Secretaria de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SAF/MDA) participa na quinta-feira (29), em Florianópolis (SC), do Workshop Mitos e Verdades Sobre o Tabaco: da produção ao consumo. O evento será realizado a partir das 9h, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
O ministério será representado pela técnica da SAF/MDA Christianne Belinzoni. Em sua palestra, ela vai apresentar a ações do Programa de Diversificação em Áreas Cultivadas com o Tabaco. O objetivo é mostrar alternativas de diversificação das culturas geradoras de renda no campo, além do fumo.
O evento é uma parceria do MDA com o Centro de Estudos e Promoção da Agricultura de Campo (Cepagro), Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (Conicq) e do Centro de Pesquisas Oncológicas de Santa Catarina (Cepon), com o apoio de organizações nacionais e internacionais. Representantes do Instituto Nacional do Câncer (Inca), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e da Aliança de Controle ao Tabagismo (ACT-Br) também participam dos debates.
O Programa Nacional de Diversificação em Áreas Cultivadas com Tabaco é uma das ações implementadas pelo governo federal desde 2005, ano em que o Brasil tornou-se signatário da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco, desenvolvida pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O objetivo é buscar alternativas produtivas e geradoras de renda na fumicultura, com foco na qualidade de vida e na sustentabilidade econômica, social, ambiental e cultural das famílias agricultoras.
Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Agrário
28/09/2011 17:24
Artigos Relacionados
Ministério seleciona projetos para diversificação em áreas cultivadas com tabaco
Chamada pública de Assistência Técnica e Extensão Rural incentiva diversificação em áreas cultivadas com tabaco
Grupo de trabalho interministerial debate diversificação em áreas de tabaco
Prorrogado prazo para envio de propostas para áreas cultivadas com tabaco
Diversificação agropecuária no Nordeste será tema de debate na CRA
Restrições para derivados do tabaco será tema de audiências públicas