Divulgados ganhadores do IV Prêmio Bibi Vogel



A Coordenação-Geral de Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde entregou, na última terça-feira (26) o IV Prêmio Bibi Vogel aos municípios de Porto Alegre (RS), Ouro Preto (MG) e Borba (AM). As placas foram entregues durante a solenidade de abertura do Encontro Nacional de Tutores da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil e VIII Encontro Nacional de Coordenações de Saúde da Criança dos Estados e Capitais – Brasileirinhas e Brasileirinhos Saudáveis, realizados em Florianópolis (SC). A quarta edição do prêmio reconheceu os municípios como os que mais se destacaram pelo trabalho de promoção, proteção e apoio à amamentação em 2011 e 2012.

O secretários de saúde de Porto Alegre e Ouro Preto, Carlos Henrique Casartelli e Sandra Guimarães, respectivamente, receberam o prêmio pessoalmente. O município de Borba (AM) foi representado pela assessora Tátia Moraes. Ouro Preto, além de hospital Amigo da Criança, comitê de aleitamento materno e banco de leite humano, possui o projeto Farmácia Amiga da Criança, que controla a exposição e publicidade de bicos, mamadeiras, chupetas e fórmulas que interferem na amamentação. Também realiza diversas ações de mobilização social com o envolvimento de parceiros como os Correios, Guarda Municipal e bombeiros.

Porto Alegre se destacou por possuir comitê de aleitamento materno e alimentação complementar saudável, Dia Municipal da Amamentação, Hospital Amigo da Criança, Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil e o Programa Mamar é Tri, que envolve escolas e crianças no incentivo ao Aleitamento Materno e na construção de uma cultura da amamentação.

Borba tem UBS certificadas pela Rede Amamenta Brasil, Hospital Amigo da Criança e o Programa Mamãe é Nota 10, que prepara mulheres para a gestação, parto e amamentação desde a descoberta da gravidez e incentiva a participação do pai/companheiro durante todo o processo.

Na avaliação do Coordenador Geral de Saúde da Criança e Aleitamento Materno, Paulo Bonilha, a apresentação e publicidade das experiências exitosas provocou admiração e emoção entre as coordenações de saúde da criança dos Estados e Capitais presentes ao encontro. “Nossa expectativa é que isso gere nos municípios a vontade politica de implementação de experiências semelhantes, contribuindo para o aumento das taxas e aleitamento materno no país e também par a redução da mortalidade infantil”, disse. O coordenador ressaltou ainda que com a consolidação da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil, o Ministério da Saúde realizará as próximas edições do Prêmio Bibi Vogel contemplando um olhar não só para as ações de amamentação, mas também para a alimentação complementar saudável.

Fonte:

Ministério da Saúde



03/12/2013 12:28


Artigos Relacionados


Prêmio Bibi Vogel vai reconhecer municípios por práticas de aleitamento materno

Prêmio de apoio a bandas de música apresenta ganhadores

Cristovam parabeniza ganhadores do Prêmio Educador Nota Dez

Prêmio Rosani Cunha de Desenvolvimento Social anuncia ganhadores

CNPq divulga ganhadores do 8º Prêmio Destaque do Ano na Iniciação Científica

Educação: Projetos da Secretaria da Educação estão entre os dez ganhadores do Prêmio Mario Covas